Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11975

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriel Emar Mendes Queiroz
Orientador CATARINA MARIA NOGUEIRA DE OLIVEIRA SEDIYAMA
Outros membros LUIZ FREDERICO CHAGAS DE FREITAS, Valéria Nunes Martins
Título Curso de eletrocardiograma: interação ensino-serviço na qualificação dos profissionais de saúde de Viçosa - relato de experiência
Resumo Introdução: O eletrocardiograma (ECG) foi desenvolvido no início do século XX, considerado desde então o método mais utilizado para avaliar anormalidades do ritmo cardíaco. A avaliação da atividade elétrica cardíaca é um importante indicador da funcionalidade deste órgão e pode ser obtida através do ECG, de maneira rápida, de simples realização, de alta qualidade e de baixo custo. O Brasil apresenta cerca de 85.900 óbitos anuais por infarto, e o ECG tem papel primordial no diagnóstico precoce dessa enfermidade. Objetivos: Melhoria na qualificação para a atenção à saúde municipal dos profissionais de saúde através da disseminação e capacitação do conhecimento relacionado à solicitação, realização e principalmente à interpretação eletrocardiográfica. Metodologia de ação: O processo de divulgação do saber produzido pela UFV perante a comunidade médica e acadêmica da cidade de Viçosa-MG foi a ferramenta utilizada para qualificar o profissional de saúde sobre a utilização do ECG. O meio escolhido foi à elaboração de um curso teórico prático, buscando através do processo de interação entre docentes, médicos especialistas em cardiologia, médicos residentes, discentes do curso de medicina e profissionais de saúde, a criação de ambiente favorável a discussão sobre a correta aplicabilidade do ECG como instrumento de auxílio diagnóstico na prática clínica. Previamente foi aplicado um questionário para avaliar conhecimentos básicos sobre o tema, e a partir das informações coletadas foram elaboradas aulas expositivas teórico-práticas sobre o tema. Ao final do curso foram apresentadas situações clínicas em que a correta interpretação do ECG era imprescindível para o diagnóstico da enfermidade do paciente. Resultados: Ao todo 70 profissionais de saúde participaram do curso (médicos, estudantes de medicina e enfermagem, enfermeiros). O questionário inicial apresentou um percentual baixo de acerto, cerca de 43%. A partir disso foram oferecidas aulas teórico-práticas durante os dias 27 a 30 de setembro de 2018, abordando noções de eletrofisiologia cardíaca, características do ECG normal e o diagnóstico de distúrbios cardíacos, com intensa interação público-docente. Conclusão: O ECG é de fundamental importância para o diagnóstico de arritmias, infarto do miocárdio, na avaliação de síncope, dor torácica ou equivalente anginoso, podendo ser utilizado praticamente em qualquer pronto atendimento da rede pública, pois é de baixo custo e fácil implantação. A capacitação de profissionais de saúde para a correta interpretação e indicação do exame pode contribuir para o diagnóstico correto de afecções cardiovasculares, permitindo assim o tratamento adequado e contribuindo para a redução da morbimortalidade relacionada ao diagnóstico tardio ou inadequado de doenças cardíacas.
Palavras-chave Eletrocardiograma, Interpretação eletrocardiográfica, Educação em saúde.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.