ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Linguística, Letras e Artes |
Setor | Departamento de Letras |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Vitória Pereira Santos de Moraes |
Orientador | GABRIELA DA SILVA PIRES |
Outros membros | Livia de Sousa Lima Ramos, Stefany dos Reis Oliveira |
Título | Experiência no PIBID como contribuição para a formação docente: reflexões de planos de aula em um projeto de língua inglesa em escola pública. |
Resumo | O presente trabalho foi feito a partir da iniciativa de desenvolvimento do projeto “Be the Change” realizado na escola pública da rede estadual de Viçosa-MG pelas alunas do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de inglês e teve como referencial teórico Barcelos(2011), Micolli (2016) e Leffa (2011). Barcelos (2011) e Leffa (2011) trazem uma discussão sobre a visão de ineficiência do ensino de inglês em escolas públicas e Micoli (2016) traz a ideia de um possível diferencial para o ensino de línguas estrangeiras. O projeto surgiu a partir da necessidade de gerar questionamentos nos alunos do ensino médio a respeito de questões relacionadas à indisciplina na escola. Além de estar buscando incentivar os alunos a serem os agentes transformadores também responsáveis pela criação de uma escola inovadora e uma reformulação da educação básica no Brasil. Esse trabalho se debruça a descrever a aplicação do projeto, observando as diferenças e adaptações realizadas ao longo do trabalho para atender o perfil de cada turma (quatro turmas no total), e, a partir dessa observação, é discutido se essas mudanças contribuem ou não no processo de formação docente. Para promover reflexões durante as aulas, foi apresentado para os alunos a campanha #nãoénormalufv, que começou na Universidade Federal de Viçosa e se espalhou para várias instituições. Dessa forma, propomos que os alunos adaptassem campanha para falar sobre os problemas em geral identificados por eles na escola. Também foram utilizados materiais como documentários, manchetes e vídeos motivadores que tratam da temática (indisciplina, respeito, educação no Brasil, alunos como agentes transformadores e modelo de escola inovadora). Além disso, foram coletados relatos dos alunos sobre como eles enxergam a escola e como enxergam a eles mesmos no contexto escolar. Tais comentários serviram como base para discussões sobre possíveis melhorias. Nessa perspectiva, foram apresentadas aos alunos diversas sugestões de como eles podem agir para terem papel ativo na construção de uma escola melhor para todos. Portanto, pode-se concluir que mesmo diante da aplicação da mesma metodologia em todas as turmas, obtivemos resultados diferentes, pois algumas salas foram mais participativas e contribuíram para a discussão do tema e em outras os alunos estavam mais apáticos, sem muita participação ativa. Essa discrepância de resultados pode ser justificada pelos diferentes perfis dos alunos e até mesmo das turmas. Nesse contexto, as adaptações metodológicas, como a necessidade de nós ID nos posicionarmos mais durante as aulas promovendo discussões com os alunos, foram necessárias para que o projeto pudesse ter um bom desenvolvimento. |
Palavras-chave | **PIBID, Escola Pública, Ensino.** |
Forma de apresentação..... | Painel |