Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11972

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Agrárias
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Letícia Gamarano Pires
Orientador LAERCIO DOS ANJOS BENJAMIN
Outros membros Amara Manarino Andrade Goulart, Frederico Belei de Almeida, Gabriel Víctor Pereira Lima, IRENE MARIA CARDOSO, Joana D'Arc Silveira Souza
Título Diagnóstico de situação dos cursos de água das propriedades associadas à AFA: análises morfológicas de peixes e seu potencial como bioindicadores de poluição aquática
Resumo O meio aquático é o mais relevante compartimento receptor de tóxicos, substâncias químicas lançadas no ar ou no solo irão atingi-lo, gerando perturbações no ecossistema com perda de biodiversidade. Os agrotóxicos demonstram alto poder acumulativo na biota. O biomonitoramento de cursos d’água é um conjunto de técnicas que permite monitorar a qualidade do ecossistema aquático. Por meio da utilização de bioindicadores, são seres vivos, utilizados para avaliação da qualidade ambiental, busca-se prever riscos de exposição a substâncias químicas. Esses indicadores respondem a modificações ambientais por meio de reações comportamentais ou metabólicas que refletem mudança no ambiente onde vivem. Dentre esses organismos se destacam os peixes, pois absorvem substâncias a partir da água e pela ingestão de alimento, retendo-os em seu organismo. Por serem importante recurso da alimentação humana, os peixes representam uma das principais fontes de ingestão desses químicos para o ser humano via cadeia alimentar. O objetivo do projeto é a utilização de peixes como biondicadores de contaminação aquática e a conscientização do público envolvido. Em 2018, realizou-se seminário com os alunos da escola EFA-Puris mostrando os resultados dos projetos anteriores e também a atual situação do Brasil em relação aos agrotóxicos, despertando o interesse em para a preservação do meio ambiente e compartilhando o conhecimento produzido na Universidade. Foram realizadas aulas de conservação ambiental em parceria com o Projeto Viçosa Verde na escola pública CASB em Viçosa-MG. Trabalhou-se com conscientização das crianças, discutindo a importância da conservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com agricultores de Araponga/MG com perguntas relacionadas ao uso de agrotóxicos, à poluição de cursos d´água e à saúde dos habitantes. Foram caracterizadas as propriedades em agroecológicas e convencionais e coletados peixes da espécie tilápia dessas propriedades para obtenção de comprimentos total e padrão, além do peso dos peixes. Além disto, foram analisados histologicamente fígados, brânquias e gônadas. As coletas foram realizadas segundo os preceitos da CEUA/UFV. Observou-se que peixes são ferramentas eficientes no monitoramento ambiental, visto que houve diferença ao analisar tecidos de peixes coletados em propriedades agroecológicas frente a propriedades convencionais que fazem uso de pesticidas. Realizou-se instalação artístico-pedagógica na Troca de Saberes e foi possível compartilhar discussões sobre a poluição da água. Pode-se concluir que as ferramentas de capacitação, formação, sensibilização e educação são importantes e efetivas no processo de conscientização ambiental e construção de uma sociedade mais sóbria e sustentável, e a pesquisa realizada, ao ser compartilhada, torna-se recurso importante para conscientização do público.
Palavras-chave peixes, bioindicadores, qualidade da água
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.