Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11963

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Raquel Costa Garcia
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Andressa de Paula Castro, Jaqueline Monique Marinho da Silva, Jaykyson Crisóstomo Cupertino, Sayene Sthefane Gonçalves, Thayana Inácia Soares
Título Influência da natação no desempenho psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista
Resumo Introdução: O Programa de Atividades Físicas Adaptadas (PROAFA), é um programa de extensão universitária que engloba seis projetos de extensão que atendem crianças, adolescentes e adultos com deficiência. Dentre as atividades desenvolvidas, o foco do presente relato de experiência é o projeto Interagir que oferece natação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivo: Relatar a influência da natação na performance psicomotora das crianças com TEA, atendidas no projeto Interagir. Relato de experiência: O projeto Interagir acontece na piscina aquecida do Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP) do Departamento de Educação Física. As aulas acontecem uma vez por semana, com duração de 60 minutos/dia e são divididas em quatro partes. Na primeira parte, são realizadas atividades de aquecimento, no qual propomos exercícios sistematizados de alongamento. Posteriormente, são introduzidos exercícios de respiração, de flutuação com e sem auxílio de flutuadores e de técnicas dos diferentes tipos de nados. Na terceira, são propostas brincadeiras lúdicas e recreativas, fazendo o uso de materiais visuais, letras, bolas, bambolês e cones. Já na quarta parte, é realizado um relaxamento. A cada aula é realizado registro detalhado em diário de campo onde são descritos o plano de aula, com as atividades propostas, e as respostas dos alunos no que diz respeito ao seu progresso motor, cognitivo, comportamental e social. Avaliando os registros efetivados foi verificado que os alunos apresentaram melhorias na coordenação motora, consciência corporal, nos conhecimentos gramaticais, matemáticos, na memória, na atenção, na interação social e no raciocínio lógico. Conclusão: atividades lúdico-recreativas nas aulas de iniciação à natação para crianças com TEA têm um importante papel no seu desenvolvimento psicomotor. Entretanto, seria interessante que os cuidadores fizessem um trabalho em conjunto, de forma que as aulas de natação se constituíssem em uma extensão da interação das crianças em casa, e não uma atividade a parte, possibilitando a ampliação do leque de aquisições significativas ao desenvolvimento dos alunos.
Palavras-chave Natação, TEA, Atividades Lúdico Recreativas.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.