Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11957

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Driele de Freitas Parma
Orientador CRISTIANE LOPES ROCHA DE OLIVEIRA
Outros membros ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título Arte e cultura surda e a experiência do aprendizado: questões e diálogos diante da diversidade
Resumo Esta pesquisa esteve vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Cultura e Arte Universitária - PROCULTURA, desenvolvido no ano de 2018 com o título “Intervenções artísticas como meio de expressão da língua e da cultura surda”. Este trabalho apresenta uma discussão antropológica com o viés da arte e da cultura Surda, no intuito de compreender as particularidade deste grupo minoritário, que vem conquistando espaços na sociedade, a partir de constantes lutas de seus movimentos. No primeiro momento dessa pesquisa foi realizado um mapeamento dos trabalhos desenvolvidos nos últimos cinco anos (2013-2017) que envolvem a discussão acerca da Arte e Cultura Surda, fazendo uma análise comparativa entre o projeto local da Universidade Federal de Viçosa – UFV, e as atividades encontradas nos trabalhos do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e do portal da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Como resultados encontramos total de 30 produções referentes às expressões artísticas e culturais que envolvem os Surdos no banco de dados da CAPES e apenas três na ANPED. Identificamos que os Surdos utilizam das artes no intuito reconhecer e valorizar sua identidade e cultura, e quanto aos focos temáticos dos trabalhos analisados, destacamos as seguintes áreas: cinema (23,3%), literatura (20%), música (16,7%) e teatro (16,7%). Observamos que, entre os focos temáticos analisados, o cinema surtiu maior interesse pelos pesquisadores, e segundo os autores dos trabalhos analisados, esse destaque é um ato de valorização do direito da igualdade e de oportunidades de acesso aos ambientes sociais. No segundo momento, foram realizadas algumas intervenções artísticas no intuito de valorizar a cultura e da identidade Surda na UFV, tendo assim, mostra de vídeo, exibição de filme, oficina de teatro e poesia surda. Concluiu- se que a partir de filmes e discussões geradas no ambiente escolar, adentramos na importância do uso da Libras como Primeira Língua dos Surdos- L1, além de permitir a interação e a troca de culturas. Já a poesia e o teatro podem ser estratégias de ensino que apoiam o desenvolvimento da identidade Surda e da descoberta do orgulho de ser Surdo, no que se refere ao contexto da escola inclusiva. Nesse contexto, as intervenções artísticas possibilitaram um olhar diferente para o ser Surdo, proporcionando o conhecimento dessa cultura, além de reconhecer esse grupo como sujeitos diferentes no âmbito comunicativo.
Palavras-chave Arte, Cultura, Surdo.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.