Resumo |
Esta pesquisa esteve vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Cultura e Arte Universitária - PROCULTURA, desenvolvido no ano de 2018 com o título “Intervenções artísticas como meio de expressão da língua e da cultura surda”. Este trabalho apresenta uma discussão antropológica com o viés da arte e da cultura Surda, no intuito de compreender as particularidade deste grupo minoritário, que vem conquistando espaços na sociedade, a partir de constantes lutas de seus movimentos. No primeiro momento dessa pesquisa foi realizado um mapeamento dos trabalhos desenvolvidos nos últimos cinco anos (2013-2017) que envolvem a discussão acerca da Arte e Cultura Surda, fazendo uma análise comparativa entre o projeto local da Universidade Federal de Viçosa – UFV, e as atividades encontradas nos trabalhos do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e do portal da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Como resultados encontramos total de 30 produções referentes às expressões artísticas e culturais que envolvem os Surdos no banco de dados da CAPES e apenas três na ANPED. Identificamos que os Surdos utilizam das artes no intuito reconhecer e valorizar sua identidade e cultura, e quanto aos focos temáticos dos trabalhos analisados, destacamos as seguintes áreas: cinema (23,3%), literatura (20%), música (16,7%) e teatro (16,7%). Observamos que, entre os focos temáticos analisados, o cinema surtiu maior interesse pelos pesquisadores, e segundo os autores dos trabalhos analisados, esse destaque é um ato de valorização do direito da igualdade e de oportunidades de acesso aos ambientes sociais. No segundo momento, foram realizadas algumas intervenções artísticas no intuito de valorizar a cultura e da identidade Surda na UFV, tendo assim, mostra de vídeo, exibição de filme, oficina de teatro e poesia surda. Concluiu- se que a partir de filmes e discussões geradas no ambiente escolar, adentramos na importância do uso da Libras como Primeira Língua dos Surdos- L1, além de permitir a interação e a troca de culturas. Já a poesia e o teatro podem ser estratégias de ensino que apoiam o desenvolvimento da identidade Surda e da descoberta do orgulho de ser Surdo, no que se refere ao contexto da escola inclusiva. Nesse contexto, as intervenções artísticas possibilitaram um olhar diferente para o ser Surdo, proporcionando o conhecimento dessa cultura, além de reconhecer esse grupo como sujeitos diferentes no âmbito comunicativo. |