Resumo |
Esta comunicação traz os resultados iniciais de um projeto de extensão ainda em desenvolvimento intitulado “Espanhol na escola em contexto de imigração: fomentando a formação de professores e a inclusão social”. O objetivo principal é desenvolver a interação e a inclusão entre um aluno venezuelano e seus colegas brasileiros, alunos do 9º ano de uma escola da rede pública da cidade Viçosa, englobando os professores e os demais funcionários da escola a partir de observações, oficinas, rodas de conversa e demais atividades realizadas em sala de aula. No projeto enfocamos a relação sociointerativa do aluno estrangeiro com os professores e colegas, decorrente do contato entre culturas diferentes, identificando os sentimentos de pertença e identidade advindos do processo de deslocamento humano. O projeto é um trabalho subsequente de uma iniciação cientifica (2018/2019) denominada “A escola viçosense e as experiências de imigração venezuelana: questões linguístico-culturais de uma nova demanda”, na qual foi identificada a necessidade de apresentar medidas efetivas para o processo de integração do aluno venezuelano. Como resultados iniciais, ressaltamos um avanço gradativo no que se refere às relações interpessoais envolvendo o aluno estrangeiro em se comparando ao início das observações, quando percebíamos um certo receio ao se comunicar e interagir com os colegas. O isolamento, a vergonha, e a quietude eram características constantes do aluno. Hoje percebemos sua melhor inclusão no espaço escolar. Nas atividades feitas em sala, o aluno estrangeiro sempre é participativo, ensina sobre sua língua e sua cultura para os demais à sua volta e também possui mais paciência e interesse em aprender sobre a língua e cultura brasileira, demonstrando o início de um espaço inclusivo e intercultural, no qual há a troca de conhecimentos entre um ou mais indivíduos. O projeto ainda em andamento tem como finalidade alcançar novos resultados, como um melhor desempenho nas matérias escolares, uma maior familiaridade com o português e uma melhor intercomunicação com seus colegas e demais membros da sociedade escolar através da continuidade das atividades até a data de encerramento do projeto. |