Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11949

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Lara de Souza Moura
Orientador JOZIANE FERRAZ DE ASSIS
Outros membros Karla Rocha Rezende
Título Espanhol na escola em contexto de imigração: fomentando a formação de professores e a inclusão social.
Resumo Esta comunicação traz os resultados iniciais de um projeto de extensão ainda em desenvolvimento intitulado “Espanhol na escola em contexto de imigração: fomentando a formação de professores e a inclusão social”. O objetivo principal é desenvolver a interação e a inclusão entre um aluno venezuelano e seus colegas brasileiros, alunos do 9º ano de uma escola da rede pública da cidade Viçosa, englobando os professores e os demais funcionários da escola a partir de observações, oficinas, rodas de conversa e demais atividades realizadas em sala de aula. No projeto enfocamos a relação sociointerativa do aluno estrangeiro com os professores e colegas, decorrente do contato entre culturas diferentes, identificando os sentimentos de pertença e identidade advindos do processo de deslocamento humano. O projeto é um trabalho subsequente de uma iniciação cientifica (2018/2019) denominada “A escola viçosense e as experiências de imigração venezuelana: questões linguístico-culturais de uma nova demanda”, na qual foi identificada a necessidade de apresentar medidas efetivas para o processo de integração do aluno venezuelano. Como resultados iniciais, ressaltamos um avanço gradativo no que se refere às relações interpessoais envolvendo o aluno estrangeiro em se comparando ao início das observações, quando percebíamos um certo receio ao se comunicar e interagir com os colegas. O isolamento, a vergonha, e a quietude eram características constantes do aluno. Hoje percebemos sua melhor inclusão no espaço escolar. Nas atividades feitas em sala, o aluno estrangeiro sempre é participativo, ensina sobre sua língua e sua cultura para os demais à sua volta e também possui mais paciência e interesse em aprender sobre a língua e cultura brasileira, demonstrando o início de um espaço inclusivo e intercultural, no qual há a troca de conhecimentos entre um ou mais indivíduos. O projeto ainda em andamento tem como finalidade alcançar novos resultados, como um melhor desempenho nas matérias escolares, uma maior familiaridade com o português e uma melhor intercomunicação com seus colegas e demais membros da sociedade escolar através da continuidade das atividades até a data de encerramento do projeto.
Palavras-chave Inclusão, interação, sociointerativa
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.