Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11946

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Juliana Aparecida Nicolau
Orientador PAOLA DE CASTRO DOS SANTOS
Outros membros Ingred Ribeiro do Carmo
Título O brincar e a professora em formação: práticas desenvolvidas no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da UFV
Resumo O presente trabalho foi construído na disciplina “EIN333 - O Lúdico na Educação Infantil” do curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa - UFV, e apresenta as vivências de observação e desenvolvimento de atividades lúdicas no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) durante as aulas práticas da disciplina. O objetivo desse relato é ressaltar o quão significativas são as atividades lúdicas para as crianças de 0 a 5 anos, uma vez que oferecem meios de descobertas, o desenvolvimento das linguagens e a construção de conhecimento. Também colocando em evidência o papel de mediador atribuído ao professor, quando este elaborar os planejamentos com intencionalidade, refletindo sobre suas intervenções com as crianças, proporcionando um ambiente lúdico e afetivo ampliando as possibilidades de desenvolvimento da turma em seus diferentes aspectos. Dessa forma, destacamos as contribuições dessas vivências práticas em nossa formação. Para nos familiarizarmos com o fazer pedagógico realizou-se um período de observação das intervenções e mediações das professoras do LDI em atividades planejadas e desenvolvidas em diferentes áreas de interesse, o que norteou a elaboração dos planejamentos das estudantes. Após a elaboração do planejamento, a primeira atividade desenvolvida foi “Construindo Cidades” com crianças de 4-5 anos, na qual observou-se suas representações sobre o meio social em que vivem. Já com as crianças de 2-3 anos a atividade “Formando Pares de Animais Mamíferos” permitiu ver como elas exploram o material segundo suas possibilidades e expressem seus conhecimentos. Na atividade utilizando o “Kit Fantasia de Animais”, desenvolvida com crianças entre 3-4 anos, analisou-se que nesta fase a criança possui grande capacidade de representação, característico para esse estágio do desenvolvimento. Observando a participação das crianças nas atividades notamos como elas estabelecem relação entre o conhecimento que já possuem com o novo, que se constrói à partir de novas vivências tendo o lúdico como ferramenta de comunicação com o mundo. Tais vivências práticas foram fundamentais em nosso processo de formação, o contato direto com as crianças e a prática pedagógica das professoras nos permitiram voltar o olhar para a importância das ações do professor enquanto mediador na construção do conhecimento, sendo aquele que oferece os caminhos-oportunidades para sua estruturação, visualizamos na prática a bagagem teórica adquirida até o momento. Evidenciamos aqui que a formação dos professores é um ponto chave no que diz respeito à qualidade do atendimento oferecido nas instituições. Consideramos que experiências como essa são oportunas e significativas, pois tornam possível uma postura não apenas de espectador no processo; estivemos ativas em todo o momento, desde as observações quando havia a interação estudantes-crianças-professoras até o momento em que planejamos e desenvolvemos nossas propostas de atividades.
Palavras-chave Educação Infantil, Lúdico, Formação de Professores.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.