Resumo |
O presente trabalho foi construído na disciplina “EIN333 - O Lúdico na Educação Infantil” do curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa - UFV, e apresenta as vivências de observação e desenvolvimento de atividades lúdicas no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) durante as aulas práticas da disciplina. O objetivo desse relato é ressaltar o quão significativas são as atividades lúdicas para as crianças de 0 a 5 anos, uma vez que oferecem meios de descobertas, o desenvolvimento das linguagens e a construção de conhecimento. Também colocando em evidência o papel de mediador atribuído ao professor, quando este elaborar os planejamentos com intencionalidade, refletindo sobre suas intervenções com as crianças, proporcionando um ambiente lúdico e afetivo ampliando as possibilidades de desenvolvimento da turma em seus diferentes aspectos. Dessa forma, destacamos as contribuições dessas vivências práticas em nossa formação. Para nos familiarizarmos com o fazer pedagógico realizou-se um período de observação das intervenções e mediações das professoras do LDI em atividades planejadas e desenvolvidas em diferentes áreas de interesse, o que norteou a elaboração dos planejamentos das estudantes. Após a elaboração do planejamento, a primeira atividade desenvolvida foi “Construindo Cidades” com crianças de 4-5 anos, na qual observou-se suas representações sobre o meio social em que vivem. Já com as crianças de 2-3 anos a atividade “Formando Pares de Animais Mamíferos” permitiu ver como elas exploram o material segundo suas possibilidades e expressem seus conhecimentos. Na atividade utilizando o “Kit Fantasia de Animais”, desenvolvida com crianças entre 3-4 anos, analisou-se que nesta fase a criança possui grande capacidade de representação, característico para esse estágio do desenvolvimento. Observando a participação das crianças nas atividades notamos como elas estabelecem relação entre o conhecimento que já possuem com o novo, que se constrói à partir de novas vivências tendo o lúdico como ferramenta de comunicação com o mundo. Tais vivências práticas foram fundamentais em nosso processo de formação, o contato direto com as crianças e a prática pedagógica das professoras nos permitiram voltar o olhar para a importância das ações do professor enquanto mediador na construção do conhecimento, sendo aquele que oferece os caminhos-oportunidades para sua estruturação, visualizamos na prática a bagagem teórica adquirida até o momento. Evidenciamos aqui que a formação dos professores é um ponto chave no que diz respeito à qualidade do atendimento oferecido nas instituições. Consideramos que experiências como essa são oportunas e significativas, pois tornam possível uma postura não apenas de espectador no processo; estivemos ativas em todo o momento, desde as observações quando havia a interação estudantes-crianças-professoras até o momento em que planejamos e desenvolvemos nossas propostas de atividades. |