Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11944

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Vitória Moraes de Paula
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Outros membros Dhayane Gonçalves Guiducci, João Lúcio de Rezende, MARA GARCIA TAVARES, Rita de Cássia Balbino Simão
Título Interação entre Estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental como motivação para o processo de ensino e aprendizagem
Resumo A participação ativa do estudante no processo ensino-aprendizagem é importante para a construção do seu conhecimento. Este trabalho descreve uma proposta de ensino-aprendizagem onde estudantes do Ensino Médio (EM) realizam pesquisas e preparam materiais paradidáticos, aplicando-os posteriormente em atividades em aulas de ciências para turmas do Ensino Fundamental (EF). Três bolsistas de iniciação científica júnior (Projeto “Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação: Construindo Conhecimento”, CNPq/MCTIC/MEC no. 442259), estudaram os temas: hereditariedade, alimentação e ciclo menstrual. Em seguida, cada bolsista preparou uma aula e a aplicou para alunos do oitavo ano do EF em duas escolas públicas de Viçosa. Sobre hereditariedade, foram realizadas misturas de tintas vermelha e branca, como analogia a alelos dominantes e recessivos, indivíduos heterozigóticos e homozigóticos. Sobre alimentação foi realizada uma experiência em que a estudante identificou amido em alimentos e fez uma dinâmica sobre a pirâmide alimentar. No tema ciclo menstrual, explicou-se o ciclo por meio de gráficos de variação hormonal. Para avaliar o conhecimento adquirido pelas estudantes do EM e obter sua opinião sobre a experiência didática, foi aplicado um questionário antes e outro depois da elaboração das aulas. Embora já tivessem estudado os conteúdos nas aulas regulares do EF e EM, nenhuma estudante conseguiu responder todas as perguntas do questionário prévio. A primeira estudante não sabia o significado de alelos recessivos e de fenótipo, a segunda estudante não conseguiu identificar, a partir de uma lista fornecida, qual era o nutriente mais calórico, enquanto a terceira estudante não conseguiu listar os hormônios envolvidos no ciclo menstrual, nem qual deles seria o responsável por preparar o endométrio para receber o embrião. O questionário aplicado após o preparo e desenvolvimento da aula continha as mesmas perguntas do primeiro. Nessa etapa, houve aumento nos acertos, sendo que a primeira estudante conseguiu responder corretamente todas as questões. Além disso, as bolsistas desenvolveram interesse pela matéria e aprenderam a utilizar o Excel para construção de gráficos. O segundo questionário incluía duas perguntas adicionais: “Você considera que a atividade auxiliou o seu aprendizado?” e “Você considera que o tema com o qual trabalhou é importante? Por que?”. As três estudantes responderam que as atividades auxiliaram o próprio aprendizado, sendo essa uma maneira diferente e dinâmica de estudar. Para preparar as aulas, elas tiveram que buscar fatos que fossem interessantes e pudessem despertar o interesse dos alunos do EF para os temas. Dessa forma, as próprias estudantes passaram a ter mais interesse pelo conteúdo estudado. Assim, esta pesquisa aponta que a estratégia de ensino proposta envolvendo a preparação de atividades didáticas por estudantes do EM e sua aplicação para estudantes do EF pode funcionar como atividade motivadora para a aprendizagem.
Palavras-chave Interação EM e EF, Aprendizagem ativa, Aprendizagem colaborativa
Forma de apresentação..... Painel
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