Resumo |
A participação ativa do estudante no processo ensino-aprendizagem é importante para a construção do seu conhecimento. Este trabalho descreve uma proposta de ensino-aprendizagem onde estudantes do Ensino Médio (EM) realizam pesquisas e preparam materiais paradidáticos, aplicando-os posteriormente em atividades em aulas de ciências para turmas do Ensino Fundamental (EF). Três bolsistas de iniciação científica júnior (Projeto “Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação: Construindo Conhecimento”, CNPq/MCTIC/MEC no. 442259), estudaram os temas: hereditariedade, alimentação e ciclo menstrual. Em seguida, cada bolsista preparou uma aula e a aplicou para alunos do oitavo ano do EF em duas escolas públicas de Viçosa. Sobre hereditariedade, foram realizadas misturas de tintas vermelha e branca, como analogia a alelos dominantes e recessivos, indivíduos heterozigóticos e homozigóticos. Sobre alimentação foi realizada uma experiência em que a estudante identificou amido em alimentos e fez uma dinâmica sobre a pirâmide alimentar. No tema ciclo menstrual, explicou-se o ciclo por meio de gráficos de variação hormonal. Para avaliar o conhecimento adquirido pelas estudantes do EM e obter sua opinião sobre a experiência didática, foi aplicado um questionário antes e outro depois da elaboração das aulas. Embora já tivessem estudado os conteúdos nas aulas regulares do EF e EM, nenhuma estudante conseguiu responder todas as perguntas do questionário prévio. A primeira estudante não sabia o significado de alelos recessivos e de fenótipo, a segunda estudante não conseguiu identificar, a partir de uma lista fornecida, qual era o nutriente mais calórico, enquanto a terceira estudante não conseguiu listar os hormônios envolvidos no ciclo menstrual, nem qual deles seria o responsável por preparar o endométrio para receber o embrião. O questionário aplicado após o preparo e desenvolvimento da aula continha as mesmas perguntas do primeiro. Nessa etapa, houve aumento nos acertos, sendo que a primeira estudante conseguiu responder corretamente todas as questões. Além disso, as bolsistas desenvolveram interesse pela matéria e aprenderam a utilizar o Excel para construção de gráficos. O segundo questionário incluía duas perguntas adicionais: “Você considera que a atividade auxiliou o seu aprendizado?” e “Você considera que o tema com o qual trabalhou é importante? Por que?”. As três estudantes responderam que as atividades auxiliaram o próprio aprendizado, sendo essa uma maneira diferente e dinâmica de estudar. Para preparar as aulas, elas tiveram que buscar fatos que fossem interessantes e pudessem despertar o interesse dos alunos do EF para os temas. Dessa forma, as próprias estudantes passaram a ter mais interesse pelo conteúdo estudado. Assim, esta pesquisa aponta que a estratégia de ensino proposta envolvendo a preparação de atividades didáticas por estudantes do EM e sua aplicação para estudantes do EF pode funcionar como atividade motivadora para a aprendizagem. |