Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11928

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Amanda Anne de Abreu Vieira
Orientador Nayara Rodrigues Carvalho
Outros membros Ana Paula Andrade Godinho, Diego Henrique Silveira Ramos, Isabela de Souza Santana, Laís Ferreira Miranda, Marcella Siqueira de Souza, Márcia Matos Sá Ottoni Letro, Rafaela Aparecida Pereira, Tatiane Roséli Alves Castro
Título Promoção da saúde na escola: estratégias educativas para a prevenção do álcool e drogas na adolescência
Resumo Introdução: A adolescência é um período da vida marcado por descobertas que são fundamentais para a formação da personalidade e individualidade do ser humano. E é nessa fase de experimentação em que se tem, frequentemente, o maior contato com álcool e drogas. Neste sentido, a utilização dessas substâncias geralmente está associada a mais de um fator, como características psicológicas, comportamentais, familiares e sociais, sendo os fatores externos os principais pivôs dessa prática. Deste modo, a presença familiar, interligada com o ensino escolar é fundamental para amparar os adolescentes em meio a essas experiências novas. Objetivos: Relatar a experiência de discentes de enfermagem em uma atividade educativa com adolescentes do 9º ano, que teve o intuito de debater sobre os benefícios e malefícios do uso de álcool e drogas, tal como, os seus efeitos sociais e fisiológicos. Método: Trata-se de um relato de experiência da atividade desenvolvida na disciplina de Enfermagem, Saúde e Sociedade II do curso de Enfermagem da UFV. A atividade durou 40 minutos e ocorreu em novembro de 2018. Participaram 19 alunos do 9º ano do ensino fundamental público de um município do interior de Minas Gerais. A intervenção foi guiada pelo filme “Escritores da liberdade”. Neste sentido, dispostas três fitas paralelas no chão da sala. Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos e posicionados nas fitas laterais. Foram feitas afirmativas relacionadas ao tema abordado, caso houvesse identificação dos envolvidos, deveriam dirigir-se à linha central, em contrapartida, caso não identificassem similaridade, mantinham-se nas linhas laterais. Após cada afirmativa foi realizado um debate sobre a pergunta abordada. Resultados: O consumo de álcool e drogas foi relatado durante a atividade, e apesar de saberem sobre os riscos e consequências, os adolescentes não ficaram retraídos a respeito de relatar o uso de tais. Em muitos dos casos, o contato aconteceu precocemente e por influência familiar. Conclusões: Nota-se que a estratégia educativa mostrou-se um instrumento eficaz no ensino-aprendizagem, possibilitando a participação ativa dos alunos e a identificação das vulnerabilidades que esses estão expostos. Tal como, detectou-se a necessidade de abordar o conteúdo com pais e familiares a fim de sensibilizá-los sobre a gravidade do uso de álcool e drogas por adolescentes em geral e sobre a importância da participação da família nesse tema.
Palavras-chave Adolescência, Enfermagem, Álcool e Drogas.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.