Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11927

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Biologia Animal
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG, Outros
Primeiro autor Daniela Aparecida Silva
Orientador JORGE ABDALA DERGAM DOS SANTOS
Outros membros Bruno Edésio dos Santos Melo, Cássia Nasser de Freitas, Manuela Maria Cavalcante Granja, Roberta Ribeiro Coura
Título Caracterização genômica e proteômica de espécies de curimba Prochilodus lineatus (Pisces: Characiformes) com diferentes números de cromossomos supranumerários.
Resumo O efeito dos cromossomos supranumerários foi sempre motivo de controvérsia: são eles parasitas ou conferem vantagens adaptativas aos seus portadores? Este estudo analisou a composição molecular destes cromossomos, comparando espécimes não portadores e espécimes portadores de cromossomos B na espécie de curimba. Foram coletados 154 espécimes da Estação de Piscicultura da CEMIG em Volta Grande-MG. Foram selecionados dois espécimes: um sem cromossomos B (0B) e outro com seis cromossomos B (6B), os quais foram utilizados para as análises genômica e proteômica. Para a análise genômica, o sequenciamento foi feito nas plataformas Illumina MiSeq e HiSeq e a plataforma PAC-Bio. Para a análise proteômica, foi feita a focalização isoelétrica das proteínas, as quais foram submetidas à eletroforese SDS-PAGE 12 % e os spots foram submetidos ao espectrômetro MALDI-TOF\TOF. Na análise genômica, foram selecionados reads da plataforma Illumina maiores que 100 nt, e maiores que 1000 nt no sistema PacBio. Ambos sistemas 292,3 milhões de reads, cobrindo o genoma haploide da espécie (1,25Gb). Analisando a cobertura dos mapeamentos entre os espécimes 0B e 6B, 44 contigs apresentaram diferenças maiores em seis vezes, sendo possíveis candidatos a sequências pertencentes aos cromossomos Bs. As proteínas anotadas foram identificadas como sendo principalmente, elementos de transposons e retrotransposons e as demais identificadas como proteínas de vias metabólicas, inclusive do sistema imune. Foi interpretado que os peixes com cromossomos B apresentam proteínas diferenciais, as quais poderão estar associadas ao aumento do desempenho dos animais portadores desses elementos genômicos. Na análise proteômica, foram identificadas 11 proteínas com diferença de abundância. O indivíduo 6B apresentou maior quantidade de proteínas com abundância aumentada comparada ao indivíduo 0B, como ocorreu com as proteínas: actina, miosina, proteínas de choque térmico, enolase e ATP sintase. Estas proteínas são classificadas por participarem de vias do metabolismo e de processos celulares e de sinalização. O que sugere a participação dos cromossomos Bs na up-regulação de proteínas nos indivíduos 6B aumentando a resposta metabólica. Embora os dados genômicos indiquem a existência de sequências potencialmente relevantes para a resposta imunológica dos espécimes, os dados proteômicos apontam para efeitos não desejáveis (sugeridos pelas altas taxas metabólicas dos espécimes sem cromossomos Bs e com seis cromossomos Bs). A associação das abordagens genômica e proteômica, junto ao padrão de classes modais no estoque e em populações naturais de P. lineatus sugerem que a presença de dois cromossomos Bs metacêntricos, a média observada na amostra, esteja associada ao melhor desempenho desses indivíduos.
Palavras-chave Citogenética, Valor adaptativo, Evolução molecular.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.