Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11924

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Júlia Fonseca Sampaio
Orientador MAISA APARECIDA DE OLIVEIRA
Título Trajetórias, Processos Formativos e a Performatividade do Estudante Universitário: espaços e experiências e atuação acadêmica
Resumo O presente trabalho tem como objeto de investigação a atuação do estudante universitário, tendo como foco de análise o processo de inserção e adaptação à universidade, bem como a trajetória e o processo formativo do estudante no decurso da graduação. A pesquisa está sendo desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa, especificamente no Centro de Ciências Humanas. Para melhor organização e viabilidade da pesquisa, privilegiamos os estudantes dos seguintes cursos: Administração, Dança, Direito, Ciências Sociais, Comunicação social, História e Secretariado Executivo Trilíngue. Como critério de seleção, o voluntário precisa estar matriculado nos últimos dois anos do curso, pois entende-se que dessa maneira terá mais propriedade para responder a pesquisa e um acúmulo de experiências vivenciadas na graduação. Integra-se na necessidade metodológica a compreensão das experiências familiares, das trajetórias escolares e acadêmicas vivenciadas pelo estudante universitário, bem como a sua performatividade e atuação acadêmica. O estudo possui a abordagem qualitativa e, partir da revisão de literatura realizada com base na perspectiva sociológica elaborada por Pierre Bourdieu, destaca-se que a instituição educativa pode se tornar um fator de conservação social de desigualdades ao valorizar a herança cultural e o dom social como distinção social e escolar. Para Bourdieu, existe uma seleção desigual que possui pesos diferentes a depender da classe social do indivíduo. Isso porque cada família transmite ao seu filho um sistema de valores implícitos e profundamente interiorizados que são repassados às gerações, o que Bourdieu denominou ethos, contribuindo para caracterizar as atitudes face ao capital cultural e à instituição escolar. Em tal perspectiva, considera-se a existência de variáveis que podem influenciar a trajetória escolar do indivíduo, tais como a renda, a residência, o nível cultural dos pais e dos avós, o número de pessoas na família, os estabelecimentos escolares frequentados, dentre outros fatores, como é abordado no desenvolvimento de nossa pesquisa. Assim, podemos observar que o estudante que não possui durante sua vida escolar informações sobre o ensino superior privilegiadas pode vivenciar uma sensação de não pertencimento ao campo universitário. Os dados obtidos até o momento sinalizam para a compreensão de elementos utilizados como estratégias que os estudantes oriundos de diferentes origens sociais e econômicas utilizam para permanecer no campo universitário com uma performatividade que atenda às exigências acadêmicas, em outras palavras, que obtenham sucesso no processo formativo, culminando na obtenção do diploma.
Palavras-chave Trajetórias, estudante universitário, campo acadêmico.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.