Resumo |
O presente trabalho tem como objeto de investigação a atuação do estudante universitário, tendo como foco de análise o processo de inserção e adaptação à universidade, bem como a trajetória e o processo formativo do estudante no decurso da graduação. A pesquisa está sendo desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa, especificamente no Centro de Ciências Humanas. Para melhor organização e viabilidade da pesquisa, privilegiamos os estudantes dos seguintes cursos: Administração, Dança, Direito, Ciências Sociais, Comunicação social, História e Secretariado Executivo Trilíngue. Como critério de seleção, o voluntário precisa estar matriculado nos últimos dois anos do curso, pois entende-se que dessa maneira terá mais propriedade para responder a pesquisa e um acúmulo de experiências vivenciadas na graduação. Integra-se na necessidade metodológica a compreensão das experiências familiares, das trajetórias escolares e acadêmicas vivenciadas pelo estudante universitário, bem como a sua performatividade e atuação acadêmica. O estudo possui a abordagem qualitativa e, partir da revisão de literatura realizada com base na perspectiva sociológica elaborada por Pierre Bourdieu, destaca-se que a instituição educativa pode se tornar um fator de conservação social de desigualdades ao valorizar a herança cultural e o dom social como distinção social e escolar. Para Bourdieu, existe uma seleção desigual que possui pesos diferentes a depender da classe social do indivíduo. Isso porque cada família transmite ao seu filho um sistema de valores implícitos e profundamente interiorizados que são repassados às gerações, o que Bourdieu denominou ethos, contribuindo para caracterizar as atitudes face ao capital cultural e à instituição escolar. Em tal perspectiva, considera-se a existência de variáveis que podem influenciar a trajetória escolar do indivíduo, tais como a renda, a residência, o nível cultural dos pais e dos avós, o número de pessoas na família, os estabelecimentos escolares frequentados, dentre outros fatores, como é abordado no desenvolvimento de nossa pesquisa. Assim, podemos observar que o estudante que não possui durante sua vida escolar informações sobre o ensino superior privilegiadas pode vivenciar uma sensação de não pertencimento ao campo universitário. Os dados obtidos até o momento sinalizam para a compreensão de elementos utilizados como estratégias que os estudantes oriundos de diferentes origens sociais e econômicas utilizam para permanecer no campo universitário com uma performatividade que atenda às exigências acadêmicas, em outras palavras, que obtenham sucesso no processo formativo, culminando na obtenção do diploma. |