Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11917

ISSN 2237-9045
Instituição Centro de Educação Infantil Doutor Januário de Andrade Fontes
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Sandra Cristina Gomes
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Outros membros Aline dos Santos Freitas, Cíntia Maria de Paula, Júnia Maria de Castro Soares Jacob, Letícia Cardoso de Carvalho
Título Literatura infantil em ação no programa Residência Pedagógica
Resumo Apresenta-se, neste trabalho, o projeto de ensino em Literatura Infantil, que está sendo desenvolvido como uma das ações do programa Residência Pedagógica do núcleo Arte e Pedagogia I, do curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa. O tema "Literatura" foi selecionado, pois acredita-se que as histórias infantis possibilitam momentos rico em estímulos, despertando nas crianças variadas emoções e aprendizagens. O público alvo para a realização desse projeto são crianças de 2 a 6 anos de idade da escola Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes, localizado na cidade de Viçosa-MG. Pesquisas indicam que, quando a criança é estimulada desde cedo a participar de atividades de leitura, poderá ser um adulto pensante e questionador. Os objetivos deste trabalho são: a valorização da história infantil, incentivo do hábito de leitura, trabalhar o saber ouvir, despertar a imaginação e a criatividade das crianças propondo atividades em que todas sejam mais ativas e independentes no seu processo de aprendizagem. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se como metodologia o trabalho com projetos a partir de atividades lúdicas e pelo método de observação participante que permite uma interação maior entre o residente//bolsista e as crianças. Esse projeto está sendo desenvolvido em etapas. Na primeira etapa, um período de imersão, em que se observa toda a rotina das crianças, as didáticas envolvidas, e as necessidades de intervenção. Na segunda etapa, estão sendo desenvolvidas as atividades com os mais diversos recursos para a contação de histórias. Além da contação, o presente projeto utiliza as narrativas como base para diversificadas atividades, que tem por intuito abranger os diferentes campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular. Na terceira etapa, será realizada uma avaliação de todas as ações. As atividades planejadas auxiliam também na ampliação dos conhecimentos das crianças, em artes, música, corpo, movimento, linguagem oral e escrita, matemática e ciências. Mediante as ações desenvolvidas até o momento, identificamos que as crianças ampliaram seus conhecimentos, conheceram diferentes recursos para a contação como livro, fichas, fantoches,TV gravura, flanelógrafo, ampliaram o vocabulário, compartilharam ideias, e vêm se tornando protagonistas das suas atividades. Espera-se que, com a realização desse projeto, os professores da educação infantil tenham um novo olhar em relação a literatura, permitindo que as crianças tenham acesso a diferentes formas de contar histórias, possibilitando à criança o reconto, valorizando todas as formas de expressão, planejando atividades de modo que respeite o ritmo de desenvolvimento de cada uma delas. Para que sejam crianças pensantes, com autonomia, que criam e modificam a realidade a sua volta. Até o momento, houve grande envolvimento das crianças e dos professores.
Palavras-chave Palavras-chaves: Literatura infantil, Residência pedagógica, Educação infantil
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.