Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11910

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lucilene Rosa Caetano
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Outros membros Obadias Júnior Cláu da Silva Bernardes, VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título “Água boa: origem, uso e preservação”: as ciências naturais e sociais na Educação Infantil
Resumo O projeto de ensino “Água boa: origem, uso e preservação” foi desenvolvido como parte das exigências da disciplina EIN 386- Ciências Sociais e Naturais, do curso de Educação Infantil. Ressalta-se que trabalhar com projetos na educação infantil significa considerar os interesses e necessidades das crianças, assim como, o que perguntam, como pensam, que conhecimentos prévios possuem e como se desenvolvem. A partir de um olhar atento e observação das crianças em aulas práticas percebemos o interesse das mesmas sobre a água. Assim, surgiu o tema do projeto, tendo como público-alvo crianças com idade entre 3 a 4 anos da sala 03 do período da manhã, do Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI. Esta proposta é de suma importância, visto que, reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres vivos e a iminente diminuição da mesma a cada dia devido a problemas como o assoreamento dos rios, poluição e desperdício, a criança por intermédio das mediações e inferências, é capaz de sensibilizar, conscientizando-se para o uso racional e preservação da água, como forma de garantir uma fonte futura. Teve-se como objetivo proporcionar às crianças experiências significativas e conscientizá-las sobre a origem, benefícios e preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos, assim como, sua importância para a vida. Como metodologia realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e desenvolvemos atividades lúdicas que englobassem as ciências naturais e sociais a partir da temática trabalhada. Dentre tais atividades podemos citar: Nossa política pública para a preservação da água; Conhecendo a hidrelétrica; e Água boa. Os materiais utilizados foram imagens de nascentes, de usinas hidrelétricas, além de litros descartáveis com água potável, suja e poluída. Um diálogo prévio sobre o tema foi fundamental e requisito para as atividades desenvolvidas. Foram realizadas de forma lúdica, voltadas a satisfazer os interesses e necessidades daquelas crianças, que demonstraram grande interesse sobre o assunto, levantando hipóteses, questionamentos e estabeleceram relações com o conhecimento de mundo que já possuíam. Considerando que, na Educação Infantil, o desenvolvimento das crianças tem como eixos estruturantes interações e brincadeiras, ressalta-se como resultados que foram assegurados às crianças os direitos de brincar, participar, explorar, expressar e conhecer, além de proporcionar situações de experiências concretas da vida cotidiana, construindo saberes sobre a água. As crianças puderam perceber que o desperdício causa um dano ambiental e contribui para a escassez da água, entendendo que todos e até mesmo as crianças devem adotar medidas para a preservação desse bem natural. Conclui-se que o trabalho com projetos por meio de atividades lúdicas é uma rica metodologia a ser utilizada no trabalho com as ciências naturais e sociais na Educação Infantil.
Palavras-chave Ciências Naturais e Sociais, Educação Infantil, Trabalho com projetos.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.