Resumo |
O projeto de ensino “Água boa: origem, uso e preservação” foi desenvolvido como parte das exigências da disciplina EIN 386- Ciências Sociais e Naturais, do curso de Educação Infantil. Ressalta-se que trabalhar com projetos na educação infantil significa considerar os interesses e necessidades das crianças, assim como, o que perguntam, como pensam, que conhecimentos prévios possuem e como se desenvolvem. A partir de um olhar atento e observação das crianças em aulas práticas percebemos o interesse das mesmas sobre a água. Assim, surgiu o tema do projeto, tendo como público-alvo crianças com idade entre 3 a 4 anos da sala 03 do período da manhã, do Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI. Esta proposta é de suma importância, visto que, reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres vivos e a iminente diminuição da mesma a cada dia devido a problemas como o assoreamento dos rios, poluição e desperdício, a criança por intermédio das mediações e inferências, é capaz de sensibilizar, conscientizando-se para o uso racional e preservação da água, como forma de garantir uma fonte futura. Teve-se como objetivo proporcionar às crianças experiências significativas e conscientizá-las sobre a origem, benefícios e preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos, assim como, sua importância para a vida. Como metodologia realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e desenvolvemos atividades lúdicas que englobassem as ciências naturais e sociais a partir da temática trabalhada. Dentre tais atividades podemos citar: Nossa política pública para a preservação da água; Conhecendo a hidrelétrica; e Água boa. Os materiais utilizados foram imagens de nascentes, de usinas hidrelétricas, além de litros descartáveis com água potável, suja e poluída. Um diálogo prévio sobre o tema foi fundamental e requisito para as atividades desenvolvidas. Foram realizadas de forma lúdica, voltadas a satisfazer os interesses e necessidades daquelas crianças, que demonstraram grande interesse sobre o assunto, levantando hipóteses, questionamentos e estabeleceram relações com o conhecimento de mundo que já possuíam. Considerando que, na Educação Infantil, o desenvolvimento das crianças tem como eixos estruturantes interações e brincadeiras, ressalta-se como resultados que foram assegurados às crianças os direitos de brincar, participar, explorar, expressar e conhecer, além de proporcionar situações de experiências concretas da vida cotidiana, construindo saberes sobre a água. As crianças puderam perceber que o desperdício causa um dano ambiental e contribui para a escassez da água, entendendo que todos e até mesmo as crianças devem adotar medidas para a preservação desse bem natural. Conclui-se que o trabalho com projetos por meio de atividades lúdicas é uma rica metodologia a ser utilizada no trabalho com as ciências naturais e sociais na Educação Infantil. |