Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11907

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniel Gomes Vilela
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Beatriz Oliveira Silva, Emily de Souza Ferreira, Maria Luísa Canuto de Andrade, Samantha Bicalho de Oliveira Cavalier
Título Portfólio reflexivo e empoderamento dos estudantes da área da saúde: qual a parte que nos cabe neste latifúndio?
Resumo Descrição do tema: este estudo enfoca a necessidade de mudanças no processo de educação universitária, preparando os estudantes para a complexidade da vida no século XXI. Segundo o informa da UNESCO, intitulado: a educação encerra um tesouro, esta deve organizar-se em torno de quatro pilares fundamentais a serem desenvolvidos ao longo de toda a vida: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Trabalhar juntos e Aprender a Ser. Público alvo: estudantes dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Medicina, matriculados na disciplina de Políticas de Saúde da UFV. Justificativa: a complexidade do mundo atual exige que os estudantes, futuros profissionais de saúde, desenvolvam a capacidade de buscar/pesquisar as informações em diferentes âmbitos de estudo, identificando os tipos de dados e quais fontes são apropriadas e fidedignas, decidindo assim, como utilizá-las para a tomada de decisões, prevendo suas consequências. Para isto é necessário mudar o paradigma educacional, de tecnicista-positivista (educação bancária, baseada na memorização) para Crítico-reflexivo (desenvolvendo a capacidade de argumentação dos estudantes). Objetivos e Métodos: trata-se de um Relato de Experiência, cuja análise se deu por meio da pesquisa-ação, sobre o processo de ensino e aprendizagem proporcionado pela construção do Portfólio Reflexivo como método ativo. A pesquisa-ação se baseia na autorreflexão coletiva empreendida pelos sujeitos de um grupo (no caso deste estudo, os estudantes de graduação matriculados na disciplina), de maneira a proporcionar o entendimento de suas vivencias no âmbito educacional. Resultados e Conclusão: o Portfólio Reflexivo é construído coletivamente (grupos de 5 a 7 alunos) durante todo o semestre letivo, cujo objetivo central é estimular o espírito crítico e permitir o decifrar da realidade, levando os alunos a adquirirem uma importante autonomia de juízo e corresponsabilização na construção do conhecimento, incitando-os a serem artificie de seu destino e de sua própria história (empoderamento) (Aprender a Conhecer). Além disto, visa possibilitar o exercício do trabalho em equipe, a alteridade, a resiliência e outras humanidades, dimensões muito importantes de serem vivenciadas na atualidade, tanto no trabalho enquanto estudantes da área da saúde como cidadãos (Aprender a Conviver e Trabalhar juntos). Destarte, a construção do Portfólio Reflexivo, nos propiciou adquirir um olhar crítico sobre a política de saúde, o conhecimento de novas fontes de pesquisa confiáveis e a possibilidade de escrevermos e refletirmos sobre assuntos que até então nem imaginávamos que saberíamos abordar (Aprender Fazer). De forma complementar, também aumentou nossa criatividade e curiosidade, aprendemos a trabalhar melhor em equipe e a gerenciar nosso tempo. Nos tornamos pessoas mais atentas ao que acontece ao nosso redor e no mundo (Aprender a Ser).
Palavras-chave Método ativo, Portfólio Reflexivo, Empoderamento
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.