Resumo |
Descrição do tema: este estudo enfoca a necessidade de mudanças no processo de educação universitária, preparando os estudantes para a complexidade da vida no século XXI. Segundo o informa da UNESCO, intitulado: a educação encerra um tesouro, esta deve organizar-se em torno de quatro pilares fundamentais a serem desenvolvidos ao longo de toda a vida: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Trabalhar juntos e Aprender a Ser. Público alvo: estudantes dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Medicina, matriculados na disciplina de Políticas de Saúde da UFV. Justificativa: a complexidade do mundo atual exige que os estudantes, futuros profissionais de saúde, desenvolvam a capacidade de buscar/pesquisar as informações em diferentes âmbitos de estudo, identificando os tipos de dados e quais fontes são apropriadas e fidedignas, decidindo assim, como utilizá-las para a tomada de decisões, prevendo suas consequências. Para isto é necessário mudar o paradigma educacional, de tecnicista-positivista (educação bancária, baseada na memorização) para Crítico-reflexivo (desenvolvendo a capacidade de argumentação dos estudantes). Objetivos e Métodos: trata-se de um Relato de Experiência, cuja análise se deu por meio da pesquisa-ação, sobre o processo de ensino e aprendizagem proporcionado pela construção do Portfólio Reflexivo como método ativo. A pesquisa-ação se baseia na autorreflexão coletiva empreendida pelos sujeitos de um grupo (no caso deste estudo, os estudantes de graduação matriculados na disciplina), de maneira a proporcionar o entendimento de suas vivencias no âmbito educacional. Resultados e Conclusão: o Portfólio Reflexivo é construído coletivamente (grupos de 5 a 7 alunos) durante todo o semestre letivo, cujo objetivo central é estimular o espírito crítico e permitir o decifrar da realidade, levando os alunos a adquirirem uma importante autonomia de juízo e corresponsabilização na construção do conhecimento, incitando-os a serem artificie de seu destino e de sua própria história (empoderamento) (Aprender a Conhecer). Além disto, visa possibilitar o exercício do trabalho em equipe, a alteridade, a resiliência e outras humanidades, dimensões muito importantes de serem vivenciadas na atualidade, tanto no trabalho enquanto estudantes da área da saúde como cidadãos (Aprender a Conviver e Trabalhar juntos). Destarte, a construção do Portfólio Reflexivo, nos propiciou adquirir um olhar crítico sobre a política de saúde, o conhecimento de novas fontes de pesquisa confiáveis e a possibilidade de escrevermos e refletirmos sobre assuntos que até então nem imaginávamos que saberíamos abordar (Aprender Fazer). De forma complementar, também aumentou nossa criatividade e curiosidade, aprendemos a trabalhar melhor em equipe e a gerenciar nosso tempo. Nos tornamos pessoas mais atentas ao que acontece ao nosso redor e no mundo (Aprender a Ser). |