Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11894

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luiz Felipe Goncalves de Figueiredo
Orientador BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS
Outros membros Daniela Rezende Moreira
Título A prematuridade é fator de risco para síndrome metabólica?
Resumo Introdução: Com o avanço do cuidado médico, é possível cada vez mais garantir a sobrevivência de bebês que outrora nasceriam prematuramente demais para serem compatíveis com a vida extrauterina. Sendo assim, temos uma parcela crescente da população que foi concebida antes de uma organogênese completa, e que devido a isso estão mais susceptíveis ao desenvolvimento de problemas de saúde. Um dos problemas de saúde emergentes mais importantes na modernidade é a síndrome metabólica, definida como um conjunto de sinais clínicos e laboratoriais que estão proximamente relacionados a eventos cardiovasculares. Recentemente, têm sido demonstradas as associações entre agravos ocorridos em fases iniciais do desenvolvimento somático e a amplificação do risco para doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Esse trabalho almeja sintetizar os presentes dados na literatura científica que correlacionam o parto pré-termo ao desenvolvimento de síndrome metabólica no futuro, pois assim podemos determinar o quanto essa parcela cada vez mais importante da população tem risco de desenvolver essa condição e fomentar discussões para uma intervenção continuada em prevenção nessa população.
Metodologia: Revisão integrativa seguindo o modelo PRISMA. Realizou-se uma pesquisa nas plataformas: PubMed, Lilacs e Scielo utilizando os descritores: infant, premature; infant, low birth-weight, fetal development e fetal growth-retardation , hypercholesterolemia, dyslipidemia, hypertension, hypertriglyceridemia, atherosclerosis, metabolic syndrome, overweight, obesity. Foram selecionados artigos originais, gratuitos e acessíveis pelo proxy da UFV. Os filtros incluíram pesquisas em seres humanos, publicados em até 10 anos, em português, inglês e espanhol, cujo resultado apresentasse relação entre nascimento abaixo de 37 semanas de gestação e fatores de síndrome metabólica em crianças e adolescentes até 19 anos e 11 meses.
Resultados: Nas plataformas de busca foram identificados um total de 16055 artigos sem o uso de filtros. Foram então aplicados filtros, realizada a leitura e seleção para compor a revisão integrativa um total de 51 artigos. Os artigos demonstraram haver associação entre nascer prematuro e o desenvolvimento da síndrome metabólica.
Conclusão: Esse trabalho identificou que a literatura comprova a associação entre prematuridade e desenvolvimento de síndrome metabólica. Sabemos assim que integrantes dessa população podem estar sujeitos a um risco maior que outras populações para desenvolvimento de doença cardiovascular.
Palavras-chave Prematuridade, Hipertensão, Obesidade
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.