Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11857

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Stefany da Silva Paes
Orientador CERES MATTOS DELLA LUCIA
Outros membros Brenda Aparecida de Souza Duarte, Laise Carolina de Freitas Moreira, Luciana Figueiredo dos Santos, Luiza Fernandes Oliveira Batista, Tainara de Matos Alves, Thaís Cupertino Fialho, Vanessa Siminéa Pacheco Silva, Vinicius Fernandes Paris
Título Atividade de Educação Nutricional e para a Saúde em Comunidade Rural do Município de Viçosa - MG: Funcionamento e Distúrbios da Glândula Tireoide
Resumo Introdução: O funcionamento adequado da glândula tireoide é fundamental para a saúde. Distúrbios da tireoide, tais como hipo ou hipertireoidismo, são crescentes na população e causam desconforto nos pacientes. Em populações mais vulneráveis, o acesso à informação em nutrição e saúde é mais limitado, comprometendo o reconhecimento de sinais e sintomas de diversas doenças, entre elas, as disfunções na glândula tireoide, bem como o cuidado alimentar, devido a sua associação com o consumo de iodo. Objetivo: Promover atividade de educação nutricional e para a saúde em uma comunidade rural em Viçosa, MG, com ênfase no funcionamento da tireoide, bem como os distúrbios relacionados a ela. Descrição das principais ações: Foi realizada uma atividade de educação nutricional e para a saúde sobre o funcionamento da tireoide com mulheres da comunidade rural de Santa Tereza, em Viçosa, MG. A atividade foi conduzida por uma integrante do Programa de Educação Tutorial em Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (PET-NUT/UFV), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG). Realizou-se a dinâmica “Descomplicando a Tireoide”, em que o funcionamento dessa glândula foi demonstrado por meio de três copos com água e comprimidos efervescentes. Explicou-se que a tireoide faz parte do organismo humano, e que seu bom funcionamento é essencial para o metabolismo e saúde. O hipotireoidismo foi simulado por meio da utilização de ¼ de um comprimido efervescente adicionado a um copo de água, em que foi observada a velocidade e a intensidade da efervescência, simulando os hormônios produzidos por esta glândula em deficiência. Em seguida, para a representação do hipertireoidismo, utilizou-se o comprimido inteiro e, para o funcionamento normal, ½ comprimido, observando-se a produção de bolhas proporcional à quantidade de comprimido utilizado, em analogia à produção de hormônios tireoidianos. Ademais, foram respondidas dúvidas sobre o tratamento e os alimentos que proporcionam a melhor saúde da tireoide. Resultados: A dinâmica tornou a informação sobre o funcionamento da tireoide mais clara, com maiores detalhamentos sobre a glândula. O aprendizado foi complementado com a informação dos nutrientes e alimentos que contribuem para o bom funcionamento dessa glândula, que depende de uma alimentação saudável e balanceada. Houve ampla participação de todas as mulheres presentes, que esclareceram suas dúvidas sobre o assunto abordado. Conclusão: A dinâmica promoveu maior clareza sobre o funcionamento da glândula da tireoide, com abordagem lúdica e prática, possibilitando melhor entendimento sobre o assunto. Ressalta-se a importância destas atividades, principalmente quando realizadas com público com menor nível de instrução e com acesso restrito a informações, como normalmente ocorre no meio rural.
Palavras-chave Doenças da Glândula Tireoide, Educação Alimentar e Nutricional, Educação em Saúde.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.