ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ciências Biológicas |
Setor |
Departamento de Nutrição e Saúde |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
MEC |
Primeiro autor |
Larissa Souza Ferreira |
Orientador |
JULIANA FARIAS DE NOVAES |
Outros membros |
Brenda Aparecida de Souza Duarte, Laise Carolina de Freitas Moreira, Leticia Freitas Borges, Luciana Figueiredo dos Santos, Luiza Fernandes Oliveira Batista, Tainara de Matos Alves, Vanessa Siminéa Pacheco Silva, Vinicius Fernandes Paris |
Título |
Atividade de Educação Nutricional e Alimentar para Crianças e Adolescentes da Comunidade Quilombola Buieié em Viçosa- MG 2019 |
Resumo |
Introdução: Durante o processo ensino-aprendizagem é importante a utilização de métodos atrativos e lúdicos como forma de despertar a curiosidade e o interesse de crianças e adolescentes na aquisição de novos conhecimentos. Desta forma, o brincar se torna um método adequado, uma vez que facilita o aprendizado de forma simples e descomplicada, visando conscientizá-los sobre a importância das melhorias nas escolhas alimentares, com ênfase nas opções mais saudáveis e naturais, além da redução do desperdício de alimentos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi ampliar o conhecimento sobre saúde e nutrição de crianças e adolescentes da comunidade Buieié, por meio de atividade de educação alimentar e nutricional. Foi realizada uma atividade lúdica na comunidade quilombola de Buieié com 12 crianças e adolescentes, entre 9 e 13 anos. A atividade consistia em uma brincadeira de “Verdades e Mitos”, em que era distribuída uma plaquinha verde escrito “verdade” e uma vermelha escrito “mito”, e uma ficha com uma pergunta sobre saúde e nutrição para cada criança/adolescente. Assim, cada participante lia a pergunta e todos da roda levantavam suas plaquinhas caso concordassem ou não com a questão, julgando-a como verdadeira ou falsa. Após a observação das respostas, era questionada aos participantes a justificativa delas, sendo esta posteriormente explicada de maneira fácil e simples, para que todos pudessem adquirir o conhecimento acerca do que havia sido questionado. Resultados: A grande maioria das crianças acertava as respostas, apesar de não conseguir complementar com as respectivas justificativas. Elas mostravam-se muito participativas durante a atividade, gostavam de dar suas opiniões sobre a conclusão das questões perguntadas. Além disso, demonstraram bastante interesse nas perguntas sobre café e amamentação, sendo que relacionavam suas perguntas com algum fato vivido dentro de suas próprias casa ou que faziam parte do seu cotidiano. Conclusão: Foi possível ampliar o entendimento das crianças dessa comunidade sobre as temáticas de educação alimentar e nutricional, utilizando atividades lúdicas e de fácil entendimento, contando com a participação ativa de crianças e adolescentes da comunidade. |
Palavras-chave |
Educação Alimentar e Nutricional, Saúde, Aprendizagem |
Forma de apresentação..... |
Painel |