Resumo |
O presente trabalho procurou fazer uma análise dos conteúdos referentes às questões da Sociologia (como área de conhecimento) contidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), partindo do pressuposto de que há uma difícil distinção entre os conteúdos referentes às Ciências Humanas, principalmente Sociologia, salientando como o próprio exame já possuiria similitudes com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada em 2018. Procura-se também, neste, analisar os temas propostos nas redações dos anos de 2016, 2017 e 2018, de forma a captar as relações que estes podem ter, não só com o ensino de Sociologia a partir do cotidiano escolar brasileiro, mas também como esta, a Sociologia, seria qualificada para auxiliar os participantes do exame na proposição de alternativas às problemáticas que lhes são postas para a construção da redação. Para tanto, foram analisadas as questões da área de conhecimento de Ciências Humanas e suas Tecnologias, de forma a compreender que a relação entre as disciplinas, no exame, se apresenta de caráter transversal e, por conseguinte, somente através de um domínio geral do assunto, seria possível ao participante conseguir acertar a questão; em contrapartida, ao analisar cada questão, é necessário atentar-se para além do enunciado e do problema propostos: para se saber se o conteúdo da questão refere-se à Sociologia, Filosofia, História ou Geografia, é preciso voltar-se ao que o ENEM compreende como a resposta certa. A metodologia utilizada se deu a partir de uma netnografia seguida de análise de conteúdo e documental, pois tanto os exames quanto a BNCC são compreendidos enquanto documentos comprovadores e orientadores para esta pesquisa. Também foram analisados os cadernos de respostas oficiais divulgados pelo INEP, assim como os parâmetros de confecção/correção da redação devido às orientações básicas para a realização da mesma e como tais limites, pautados muito na compreensão geral que se têm em relação aos direitos humanos, estão ligados aos muitos objetos de estudo de caráter sociológico. O arcabouço teórico utilizado fomenta discussões elencadas na importância que a Sociologia tem tanto na formação de professores quanto na construção de um conhecimento científico que é transposto para o ensino básico e que, a posteriori, serviria de informações prévias à formulação do texto redacional. |