Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11838

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Clara Ramos Correa
Orientador KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA
Outros membros BETHANIA DE ASSIS COSTA GOULART, MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO, NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Título 40 Anos de História do Atendimento à Criança e de formação do Professor de Educação Infantil nas Unidades de Educação Infantil da UFV – LDI E LDH
Resumo Os Laboratórios de Desenvolvimento Humano (LDH) e Desenvolvimento Infantil (LDI) da Universidade Federal de Viçosa, são unidades de ensino públicas federais e objetivam desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio do atendimento às crianças de 3 meses a 5,11 anos, promovendo o desenvolvimento integral da criança e o envolvimento da família, oferecendo estágios, prestando assessoria técnica e realizando pesquisas. O objetivo deste trabalho é apresentar a contribuição do LDH/LDI como espaços que promovem a formação do professor de educação infantil. Em 2019 o LDH completa 40 anos de atendimento à criança e formação de professores. Desde sua criação já promovia a formação de profissionais para atuarem na educação infantil atendendo crianças de 3 a 6 anos. O LDI (inaugurado como Creche UFV em 1988), em 1999 passou a ter como objetivo, além do atendimento à criança de 3 meses a 6 anos, a formação de professores para a educação infantil por meio de aulas práticas, estágios e atividades envolvendo diferentes cursos de graduação. Em 2004, LDI e LDH unificaram-se, tornando-se Unidade de Educação Infantil. Atualmente o LDI atende crianças de 3 meses a 3,11 anos e o LDH, crianças de 4 e 5,11 anos. A formação do professor da educação infantil possibilita que ele se aproprie de determinados conhecimentos e experimente, em seu próprio processo de aprendizagem, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuar nessa etapa da educação. Isto posto, inferimos que a prática docente na formação inicial deve ser considerada tão importante quanto o conteúdo teórico, pois, teoria e prática não podem estar dissociadas (NEVES, 2019). Ao tratar da prática em sala de aula, Pérez Gómez (1992), leva em consideração sua imprevisibilidade, ressaltando o paradigma da racionalidade prática na formação docente, no qual há um equilíbrio entre teoria e prática, ambas sendo igualmente relevantes. Em consonância com esta ideia, LDI e LDH são espaços em que os estudantes, em aulas práticas, atuam diretamente com as crianças atendidas, vivenciando o cotidiano escolar por meio da participação em atividades, observando e desenvolvendo projetos e atividade lúdicas variadas. Ao término da aula, junto ao professor formador, os estudantes relatam, discutem e fazem reflexões sobre as atividades observadas e vivenciadas, as ações do professor, as crianças, o ambiente e as interações. O professor formador desenvolve este diálogo reflexivo, o que para Pérez Gomez (1992) é fundamental para que o estudante aprenda a ter um pensamento prático. Concluímos que espaço do LDI/LDH é de suma importância para a formação docente, visto que o estudante tem oportunidade de vivenciar na prática o que estuda na teoria, despertando sensibilidade, senso crítico, espírito inquisidor e reflexão, fazendo parte de uma história que completa 40 anos de atendimento à criança e sua família e que tem sido essencial na formação dos futuros profissionais das creches e pré-escolas.
Palavras-chave formação inicial de professores, educação infantil, espaços de práticas formativas.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.