Resumo |
Os Laboratórios de Desenvolvimento Humano (LDH) e Desenvolvimento Infantil (LDI) da Universidade Federal de Viçosa, são unidades de ensino públicas federais e objetivam desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio do atendimento às crianças de 3 meses a 5,11 anos, promovendo o desenvolvimento integral da criança e o envolvimento da família, oferecendo estágios, prestando assessoria técnica e realizando pesquisas. O objetivo deste trabalho é apresentar a contribuição do LDH/LDI como espaços que promovem a formação do professor de educação infantil. Em 2019 o LDH completa 40 anos de atendimento à criança e formação de professores. Desde sua criação já promovia a formação de profissionais para atuarem na educação infantil atendendo crianças de 3 a 6 anos. O LDI (inaugurado como Creche UFV em 1988), em 1999 passou a ter como objetivo, além do atendimento à criança de 3 meses a 6 anos, a formação de professores para a educação infantil por meio de aulas práticas, estágios e atividades envolvendo diferentes cursos de graduação. Em 2004, LDI e LDH unificaram-se, tornando-se Unidade de Educação Infantil. Atualmente o LDI atende crianças de 3 meses a 3,11 anos e o LDH, crianças de 4 e 5,11 anos. A formação do professor da educação infantil possibilita que ele se aproprie de determinados conhecimentos e experimente, em seu próprio processo de aprendizagem, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuar nessa etapa da educação. Isto posto, inferimos que a prática docente na formação inicial deve ser considerada tão importante quanto o conteúdo teórico, pois, teoria e prática não podem estar dissociadas (NEVES, 2019). Ao tratar da prática em sala de aula, Pérez Gómez (1992), leva em consideração sua imprevisibilidade, ressaltando o paradigma da racionalidade prática na formação docente, no qual há um equilíbrio entre teoria e prática, ambas sendo igualmente relevantes. Em consonância com esta ideia, LDI e LDH são espaços em que os estudantes, em aulas práticas, atuam diretamente com as crianças atendidas, vivenciando o cotidiano escolar por meio da participação em atividades, observando e desenvolvendo projetos e atividade lúdicas variadas. Ao término da aula, junto ao professor formador, os estudantes relatam, discutem e fazem reflexões sobre as atividades observadas e vivenciadas, as ações do professor, as crianças, o ambiente e as interações. O professor formador desenvolve este diálogo reflexivo, o que para Pérez Gomez (1992) é fundamental para que o estudante aprenda a ter um pensamento prático. Concluímos que espaço do LDI/LDH é de suma importância para a formação docente, visto que o estudante tem oportunidade de vivenciar na prática o que estuda na teoria, despertando sensibilidade, senso crítico, espírito inquisidor e reflexão, fazendo parte de uma história que completa 40 anos de atendimento à criança e sua família e que tem sido essencial na formação dos futuros profissionais das creches e pré-escolas. |