Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11831

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Guilherme Ramos Gonçalves
Orientador ADELCIO DE SOUSA CRUZ
Título O fantástico na literatura: A irrupção de elementos insólitos sobre o real.
Resumo O fantástico está presente no inconsciente do ser humano, e não poderia ser diferente na literatura. Classificado por alguns como um estilo menor, o fantástico está presente por toda a história da humanidade, da Epopeia de Gilgamesh aos filmes da Marvel e transita por diversas plataformas, sejam livros, filmes ou mesmo games. Apesar de sua presença em todos os períodos históricos, caracterizar e definir de forma objetiva o fantástico tem sido um trabalho, desde o seu surgimento, complexo para os estudiosos da literatura, e por não haver um consenso sobre o tema, nos debruçamos sobre as definições existentes dos mais renomados estudiosos, com o intuito comparar as teorias já elaboradas em busca de pontos de contato que possam esclarecer o que é o fantástico na literatura, sua construção dentro do texto e sua relação com a realidade. Para tanto, nos valemos de textos de pesquisadores como David Roas, Todorov, Cesarani, Lovecraft, Roberto de Sousa Causo, entre outros. Alguns teóricos, como Todorov, afirmam que deve haver uma desestabilização, uma dúvida em relação aos acontecimentos experienciados pelo personagem em face ao real e outros, como Roas, afirmam que realidade não é estática e pode ser alterada com o decorrer dos anos, seja pela mudança de mentalidade da sociedade, ou mesmo pelo avanço da ciência que irrompe aos limites do impossível e traz nova luz às questões tidas como sobrenaturais. Assim sendo, alguns defendem que o fantástico é um meio de pluralizar e relativizar a realidade dominante com a qual essa manifestação literária tem uma relação complexa de negação e coexistência. Para que o autor de uma obra fantástica consiga despertar em seu leitor o medo, a incerteza ou mesmo o deslumbramento, a obra deve ter elementos que levem a uma aproximação com o mundo real para nele se apoiar e dar ao leitor noções que o façam aceitar o enredo proposto, ao mesmo tempo que introduz elementos que negam a racionalidade e estruturas de uma realidade objetiva externa ao texto. Assim , seria possível provocar no leitor, por exemplo, as sensações de incômodo e/ou de surpresa diante da história narrada. Quanto ao fantástico, podemos dizer que este se apoia na realidade para contradizê-la com uso de elementos presentes no imaginário do autor e do interlocutor e, dependendo da trama da obra, de forma implícita ou explícita. Ao trabalhar com essa irrupção do sobrenatural sobre o real, os autores conseguem despertar em seus leitores o medo, o deslumbre e a incerteza.
Palavras-chave Literatura fantástica, Teoria literária, Insólito
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.