Resumo |
Este trabalho de Ensino cuja temática são as cores naturais, foi desenvolvido no primeiro semestre de 2019 com crianças da faixa etária de 2 a 3 anos que estudam no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI). Justifica-se pela importância de se trabalhar na Educação Infantil com temáticas que proporcione às crianças a descoberta e o conhecimento de como surgem as coisas, pois, a partir de observações realizadas em aulas práticas, percebeu-se que muitas vezes são apresentadas para as crianças somente cores prontas (tinta guache, anilina, lápis de cor, giz de cera) e de que estas muitas vezes estas acham que as cores vem somente da ponta do lápis. Como metodologia utilizamo-nos do trabalho com projetos e das atividades lúdicas. Objetivamos de maneira geral ampliar o conhecimento das crianças sobre as cores extraídas de elementos naturais por meio da linguagem das ciências naturais e sociais. Para alcançar os resultados, foram elaboradas atividades que permitem o conhecimento e a descoberta das cores naturais por meio de imagens ilustrativas de pinturas rupestres, de cultura indígena para contextualizar a história da utilização dos elementos naturais por diferentes povos e culturas e exploração e manuseio destes. Oportunizamos que as crianças produzissem suas próprias tintas e massinhas com o uso desses produtos naturais, produzindo suas próprias artes em sequência, por meio de um circuito onde foi trabalhado o conhecimento físico e transformação dos objetos. Desse modo, destaca-se como resultados que as atividades propiciaram às crianças a observação, experimentação e exploração do mundo que as cerca. Foi possível abrir um leque de ricas possibilidades de trabalho, ampliando o conhecimento, criando um novo olhar para o mundo. Ressaltamos dessa forma que é imprescindível o trabalho com as ciências naturais e sociais desde a educação infantil, visto que essa linguagem possui uma visibilidade aos diálogos, interação, expressão, observações, descobertas e experiências que possibilita na criação de um sujeito autônomo e ativo no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, além de que ciência está associada a um conhecimento de mundo, esse que é construído por meio de exploração, observação, na tentativa de levantar hipóteses, buscando conhecer tudo que está ao seu redor. Concluiu-se que trabalhar com projetos na educação infantil é de suma importância, uma vez que este possibilita que as crianças despertem a curiosidade, a capacidade imaginativa, trazendo para a realidade dessas crianças experiências que envolvam a ação delas. Mediante tamanha importância, nota-se que os projetos contribuem no fortalecimento de conhecimentos prévios das crianças e que este recurso é uma ferramenta metodológica, para a prática do professor, que permite trabalhar a descoberta pelas crianças, e levá-las a conhecer o por trás de como surgem determinados tipos de coisas. |