Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11828

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Raquel Lopes Siqueira Fonseca
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Outros membros Marluce da Silva Arruda, VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título A descoberta das cores naturais: em foco as ciências naturais e sociais e o trabalho com projetos na Educação Infantil
Resumo Este trabalho de Ensino cuja temática são as cores naturais, foi desenvolvido no primeiro semestre de 2019 com crianças da faixa etária de 2 a 3 anos que estudam no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI). Justifica-se pela importância de se trabalhar na Educação Infantil com temáticas que proporcione às crianças a descoberta e o conhecimento de como surgem as coisas, pois, a partir de observações realizadas em aulas práticas, percebeu-se que muitas vezes são apresentadas para as crianças somente cores prontas (tinta guache, anilina, lápis de cor, giz de cera) e de que estas muitas vezes estas acham que as cores vem somente da ponta do lápis. Como metodologia utilizamo-nos do trabalho com projetos e das atividades lúdicas. Objetivamos de maneira geral ampliar o conhecimento das crianças sobre as cores extraídas de elementos naturais por meio da linguagem das ciências naturais e sociais. Para alcançar os resultados, foram elaboradas atividades que permitem o conhecimento e a descoberta das cores naturais por meio de imagens ilustrativas de pinturas rupestres, de cultura indígena para contextualizar a história da utilização dos elementos naturais por diferentes povos e culturas e exploração e manuseio destes. Oportunizamos que as crianças produzissem suas próprias tintas e massinhas com o uso desses produtos naturais, produzindo suas próprias artes em sequência, por meio de um circuito onde foi trabalhado o conhecimento físico e transformação dos objetos. Desse modo, destaca-se como resultados que as atividades propiciaram às crianças a observação, experimentação e exploração do mundo que as cerca. Foi possível abrir um leque de ricas possibilidades de trabalho, ampliando o conhecimento, criando um novo olhar para o mundo. Ressaltamos dessa forma que é imprescindível o trabalho com as ciências naturais e sociais desde a educação infantil, visto que essa linguagem possui uma visibilidade aos diálogos, interação, expressão, observações, descobertas e experiências que possibilita na criação de um sujeito autônomo e ativo no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, além de que ciência está associada a um conhecimento de mundo, esse que é construído por meio de exploração, observação, na tentativa de levantar hipóteses, buscando conhecer tudo que está ao seu redor. Concluiu-se que trabalhar com projetos na educação infantil é de suma importância, uma vez que este possibilita que as crianças despertem a curiosidade, a capacidade imaginativa, trazendo para a realidade dessas crianças experiências que envolvam a ação delas. Mediante tamanha importância, nota-se que os projetos contribuem no fortalecimento de conhecimentos prévios das crianças e que este recurso é uma ferramenta metodológica, para a prática do professor, que permite trabalhar a descoberta pelas crianças, e levá-las a conhecer o por trás de como surgem determinados tipos de coisas.
Palavras-chave Educação Infantil, Trabalho com Projetos, Ciências naturais e sociais.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.