Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11811

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros, UFV
Primeiro autor Bárbara Silveira Baptista de Oliveira
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título Dicionário Bilíngue Libras/Português: uma proposta de apoio à acessibilidade aos(às) alunos(as) surdos(as)
Resumo O presente trabalho envolve a temática de acessibilidade das pessoas surdas no ensino superior. Nesse contexto, foi proposta a utilização de um Dicionário online bilíngue Libras/Português para os professores de alunos(as) surdos(as). Essa utilização possui o objetivo de entender como a ferramenta pode auxiliar no processo de mediação do ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a), e a verificação da interação professor(a) com a ferramenta. Para isso, entramos em contato com professores(as) de alunos(as) surdos(as) e os convidamos para uma oficina protagonizada pelo uso do Dicionário. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior (IES) que possui três alunos(as) surdos(as) matriculados(as), e este projeto visa estimular o uso do Dicionário no ambiente de sala de aula para que os(as) professores(as) se apropriem dessa TIC como meio de comunicação e utilização durante o processo de ensino aprendizagem. A metodologia é qualitativa e se deu a partir da realização da observação participante, notas e gravação como instrumentos de coleta de dados das oficinas. Como resultados, os(as) participantes apresentaram uma boa receptividade com a ferramenta, apresentando facilidades em utilizá-la e uma boa interação com o Dicionário. Ainda, os participantes afirmaram que acreditam que o Dicionário possui um grande potencial pedagógico para mediar a comunicação entre o(a) professor(a) e o(a) aluno(a) surdo(a), podendo, também, auxiliá-los(as) na aprendizagem da Libras. Por outro lado, entendemos mudanças que o Dicionário deve sofrer a fim de seu aprimoramento, como a inserção de sinais de áreas específicas do conhecimento. Esta pesquisa buscou apoiar na permanência dos(as) alunos(as) no ensino superior a partir da promoção da inclusão pedagógica. Como futuras ações, visamos a realização de pesquisas para a catalogação de sinais nas áreas específicas do conhecimento e a utilização da ferramenta em sala de aula para que possamos observar o seu potencial pedagógico e inclusivo.
Palavras-chave Libras, Acessibilidade, Ensino Superior
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.