Resumo |
O presente trabalho envolve a temática de acessibilidade das pessoas surdas no ensino superior. Nesse contexto, foi proposta a utilização de um Dicionário online bilíngue Libras/Português para os professores de alunos(as) surdos(as). Essa utilização possui o objetivo de entender como a ferramenta pode auxiliar no processo de mediação do ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a), e a verificação da interação professor(a) com a ferramenta. Para isso, entramos em contato com professores(as) de alunos(as) surdos(as) e os convidamos para uma oficina protagonizada pelo uso do Dicionário. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior (IES) que possui três alunos(as) surdos(as) matriculados(as), e este projeto visa estimular o uso do Dicionário no ambiente de sala de aula para que os(as) professores(as) se apropriem dessa TIC como meio de comunicação e utilização durante o processo de ensino aprendizagem. A metodologia é qualitativa e se deu a partir da realização da observação participante, notas e gravação como instrumentos de coleta de dados das oficinas. Como resultados, os(as) participantes apresentaram uma boa receptividade com a ferramenta, apresentando facilidades em utilizá-la e uma boa interação com o Dicionário. Ainda, os participantes afirmaram que acreditam que o Dicionário possui um grande potencial pedagógico para mediar a comunicação entre o(a) professor(a) e o(a) aluno(a) surdo(a), podendo, também, auxiliá-los(as) na aprendizagem da Libras. Por outro lado, entendemos mudanças que o Dicionário deve sofrer a fim de seu aprimoramento, como a inserção de sinais de áreas específicas do conhecimento. Esta pesquisa buscou apoiar na permanência dos(as) alunos(as) no ensino superior a partir da promoção da inclusão pedagógica. Como futuras ações, visamos a realização de pesquisas para a catalogação de sinais nas áreas específicas do conhecimento e a utilização da ferramenta em sala de aula para que possamos observar o seu potencial pedagógico e inclusivo. |