Resumo |
Em 1998 surgiu o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com o intuito de avaliar o aprendizado dos estudantes da Educação Básica no Brasil. Porém , 20 anos depois, este se tornou um meio muito importante de ingresso no Ensino Superior no país. O Exame apresenta uma Matriz de Referência dos conteúdos abordados de maneira superficial, bem diferente dos vestibulares tradicionais, em que são especificados os conteúdos de interesse na prova. Sendo assim, a pesquisa desenvolvida constituiu em analisar as questões da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM no período de 2009 à 2017, em especial as questões relativas às matérias das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. As questões foram separadas por conteúdo específico dentro da grande área da Matemática e não por competências e habilidades, como indica a Matriz de Referência. A partir disso, foi feito um estudo sobre a média de questões de um mesmo conteúdo por ENEM e também a variação do número de questões de cada conteúdo no decorrer das 12 edições analisadas (de 2009 a 2017, sendo 3 edições referentes a 2ª aplicação da prova), sendo 45 questões por exame, totalizando, ao final da análise, 540 questões de matemática. Foi possível observar que os conteúdos relativos a 3ª série foram menos abordados que os da 2ª série, não havendo um padrão do número de questões ao longo das edições estudadas. A partir daí, com os resultados obtidos, foram estabelecidos os conteúdos mais e menos recorrentes no Exame de cada série, sendo possível a elaboração de uma apostila de exercícios contendo as questões analisadas e separadas, tanto para uso dos alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI) quanto para os alunos de outras escolas públicas. Portanto, a pesquisa consiste em tornar a Matriz de Referência mais objetiva, ao apresentar os conteúdos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio mais abordados. O referente trabalho constitui uma importante base para os estudos de alunos que desejam preparar-se para o ENEM. |