ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Linguística, Letras e Artes |
Setor |
Departamento de Educação |
Bolsa |
PIBEN |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
FUNARBE |
Primeiro autor |
Jéssica Lorraine Valadão Idino |
Orientador |
CRISTIANE LOPES ROCHA DE OLIVEIRA |
Outros membros |
Carlos Antonio Jacinto, DANILA RIBEIRO GOMES, MICHELLE NAVE VALADÃO, Regiane Aparecida de Oliveira |
Título |
Glossário Bilíngue em Libras/Língua Portuguesa de Conceitos de Ciências da Natureza e Educação do Campo |
Resumo |
A preocupação com a inclusão dos Surdos é muito recente e o processo educacional ainda necessita de muito trabalho e adequação a fim de permitir uma inclusão social real a essas pessoas. Na educação de Surdos, são também considerados entraves para esse processo o acesso linguístico e os aspectos educacionais, cognitivos e culturais envolvidos. Esta pesquisa está vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Apoio a Projetos de Ensino - PIBEN 2018/2019 e ao grupo de projeto: “Alfabetização e Letramento na Unidade de Programas Inclusivos”. No primeiro momento, essa pesquisa teve o caráter bibliográfico e voltou-se para o Estado da Arte que envolvam sujeitos Surdos no intuito de verificar trabalhos que envolvam glossários bilíngues em Libras/ Língua Portuguesa, a partir do Banco de Teses da Capes de dissertações e teses dos anos de 2008-2017, no intuito de gerar subsídios, na identificação de contribuições e defasagens a partir dos documentos investigados. Percebe-se que a maioria dos trabalhos é formada por dissertações, concentra-se na região centro-oeste e direciona-se para o ensino das Ciências da Natureza, permanecendo a necessidade de construção em outras áreas. Também verificou-se que tais produções vêm crescendo a partir do ano de 2015, portanto, trata-se de uma discussão recente e que vem ganhando força através da luta e da resistência da comunidade Surda. Constatou-se também que os trabalhos detectaram lacunas em termos de sinais-termos para determinados conceitos específicos, mas também carência de materiais didáticos e práticas pedagógicas adequados e de qualificação profissional. No segundo momento, com colaboração dos integrantes dessa pesquisa, foi realizada a catalogação dos sinais termos que já usados pelos intérpretes e Surdos da Universidade Federal de Viçosa - UFV, envolvendo os termos científicos do curso de Licenciatura em Educação do Campo voltados para a Ciências da Natureza. Os sinais foram filmados e editados de maneira digital, para que o Glossário seja composto por imagens e vídeos, constituindo-se uma ferramenta de fácil uso pela comunidade acadêmica Surda nas práticas de estudo, e na organização de materiais didáticos pedagógicos que possam ser voltados para esse público. |
Palavras-chave |
Glossário Bilíngue, Estado da Arte, Libras |
Forma de apresentação..... |
Oral |