Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11802

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Jéssica Lorraine Valadão Idino
Orientador CRISTIANE LOPES ROCHA DE OLIVEIRA
Outros membros Carlos Antonio Jacinto, DANILA RIBEIRO GOMES, MICHELLE NAVE VALADÃO, Regiane Aparecida de Oliveira
Título Glossário Bilíngue em Libras/Língua Portuguesa de Conceitos de Ciências da Natureza e Educação do Campo
Resumo A preocupação com a inclusão dos Surdos é muito recente e o processo educacional ainda necessita de muito trabalho e adequação a fim de permitir uma inclusão social real a essas pessoas. Na educação de Surdos, são também considerados entraves para esse processo o acesso linguístico e os aspectos educacionais, cognitivos e culturais envolvidos. Esta pesquisa está vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Apoio a Projetos de Ensino - PIBEN 2018/2019 e ao grupo de projeto: “Alfabetização e Letramento na Unidade de Programas Inclusivos”. No primeiro momento, essa pesquisa teve o caráter bibliográfico e voltou-se para o Estado da Arte que envolvam sujeitos Surdos no intuito de verificar trabalhos que envolvam glossários bilíngues em Libras/ Língua Portuguesa, a partir do Banco de Teses da Capes de dissertações e teses dos anos de 2008-2017, no intuito de gerar subsídios, na identificação de contribuições e defasagens a partir dos documentos investigados. Percebe-se que a maioria dos trabalhos é formada por dissertações, concentra-se na região centro-oeste e direciona-se para o ensino das Ciências da Natureza, permanecendo a necessidade de construção em outras áreas. Também verificou-se que tais produções vêm crescendo a partir do ano de 2015, portanto, trata-se de uma discussão recente e que vem ganhando força através da luta e da resistência da comunidade Surda. Constatou-se também que os trabalhos detectaram lacunas em termos de sinais-termos para determinados conceitos específicos, mas também carência de materiais didáticos e práticas pedagógicas adequados e de qualificação profissional. No segundo momento, com colaboração dos integrantes dessa pesquisa, foi realizada a catalogação dos sinais termos que já usados pelos intérpretes e Surdos da Universidade Federal de Viçosa - UFV, envolvendo os termos científicos do curso de Licenciatura em Educação do Campo voltados para a Ciências da Natureza. Os sinais foram filmados e editados de maneira digital, para que o Glossário seja composto por imagens e vídeos, constituindo-se uma ferramenta de fácil uso pela comunidade acadêmica Surda nas práticas de estudo, e na organização de materiais didáticos pedagógicos que possam ser voltados para esse público.
Palavras-chave Glossário Bilíngue, Estado da Arte, Libras
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.