Resumo |
Descrição do tema central: Problemas relacionados ao trânsito estão em todo lugar, identificados desde pequenos locais a grandes cidades. No que se refere a disciplina correta no trânsito por parte dos motoristas, pode-se apresentar fatores alarmantes que envolvem as infrações de regras, onde os condutores por vezes culpabilizam a pressa cotidiana como aporte para imprudências. Porém, a indisciplina no trânsito também pode envolver pedestres, que atravessam em lugares indevidos, desrespeitam as placas de trânsito e os semáforos. Devido a estes constantes problemas, viu-se a necessidade de abordar Educação no Trânsito na Escola, em busca de alcançar um entendimento sobre as regras básicas, identificação de placas, conscientização e ampliação de saberes das crianças envolvidas sobre o assunto, podendo assim formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar o trânsito, contribuindo na construção de valores, como o respeito ao próximo e proteção da vida. Público-alvo: Crianças do Pré-escola, da Escola Municipal Pedro Gomide Filho, localizada na cidade de Viçosa e situada no bairro Santa Clara. Justificativa: Trabalho de Educação em Saúde proposto pela Escola Municipal Pedro Gomide Filho, tendo como demanda obrigatória da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Viçosa, no mês de maio, que tem como tema de promoção da saúde o Maio Amarelo: Educação no Trânsito. Objetivos: Demonstrar aos alunos a importância das leis de trânsito, evidenciando os perigos existentes, comportamentos no trânsito como passageiros e pedestres. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo, através de um grupo educativo por estudantes do Curso de Enfermagem UFV da disciplina de Saúde Coletiva. O conteúdo foi desenvolvido de forma lúdica e atrativa. A atividade foi desenvolvida através da uma adaptação de uma brincadeira popular, conhecida como “batata quente”, que consiste em colocar as crianças em círculo, passar uma bola de mão em mão, até que a música pare. No momento que para a bola a criança responde à pergunta e, caso a mesma não soubesse a resposta, as outras crianças poderiam ajudar. Durante os intervalos das perguntas foram discutidas as respostas certas, e logo após foi aberto espaço para exposição de experiências pessoais relacionadas ao assunto. Resultados: Destaca-se que a atividade se qualifica como eficaz, tendo em vista que as crianças demonstraram interesse e entusiasmo durante toda atividade revelando uma participação ativa em todo momento. Demostraram ter um conhecimento prévio do assunto, conhecimento de algumas placas de trânsito e semáforos. Também contaram experiências vividas no trânsito. Conclusão: Depreende-se que a atuação do grupo educativo para as crianças foi importante para compreensão de medidas corretas no que se refere a prevenção de acidentes de trânsito e propõe-se a realização de novas atividades lúdicas como essa, sobre outros assuntos importantes, que não são trabalhados nas escolas. |