Resumo |
O Programa de Educação Tutorial em Administração (PET-ADM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolveu o projeto de extensão intitulado "Conexão Viral", onde foram realizados encontros com alunos de 12 a 16 anos integrantes do Centro Estudantil Rebusca na cidade de Viçosa, local onde são promovidas ações socioeducativas, complementares à escola pública, em jornada ampliada ou contraturno para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O intuito da realização do Conexão Viral nesse local, foi ampliar o crescimento dessas crianças, através da realização de atividades que buscavam desenvolver competências empreendedoras, de modo que incentivem os alunos e os direcionem na busca pela autonomia, cidadania, liderança, e boa comunicação, a partir do estímulo crítico e da criatividade. Durante os encontros, foram realizadas oficinas e dinâmicas, proporcionando um ambiente de formação coletiva, promovendo momentos de interação e troca de saberes, com dinâmicas participativas e reflexivas. Dessa forma, o projeto desenvolvido teve como objetivo estimular o senso crítico dos alunos, ajudando-os a desenvolver habilidades e competências empreendedoras, de modo que os direcionasse na identificação de oportunidades para inovar e empreender. O trabalho teve como método encontros semanais, onde foram realizadas atividades a partir de um conteúdo programático. Além disso, foram aplicados questionários no início e no final do projeto, visando observar se, na percepção dos alunos, novas competências foram, de fato, desenvolvidas e assimiladas durante a realização do projeto. As oficinas tiveram como tema: Apresentação e definição do que é empreendedorismo; Inovação e criatividade; Planejamento; Trabalho em equipe; Liderança e Iniciativa; Networking e comunicação. Como resultados, houve o desenvolvimento de conhecimentos voltados ao empreendedorismo de maneira interativa, prazerosa e com alto nível de aprendizado, contribuindo não só para a formação pessoal e profissional dos alunos contemplados pelo programa, mas também para um olhar mais sensível dos petianos. Concluímos que o desenvolvimento do projeto constituiu um espaço de construção coletiva do conhecimento, de análise da realidade e troca de experiências, resultando em um compartilhamento dos ensinamentos da universidade com a sociedade, ampliando a visão de mundo de ambas as partes. Além disso, foi possível instigar nos alunos um espírito participativo e provocá-los a socialização da palavra, a análise de acontecimentos e a levar os conhecimentos adquiridos para serem implementados na sociedade e no caminho da vida profissional. |