Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11799

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Keila Pierre Oliveira
Orientador THIAGO DE MELO TEIXEIRA DA COSTA
Outros membros Adriele Aparecida Gomes de Bem, Arthur Bernardes Motta Lopes, Bruna da Silva Bachini, Carla Eduarda Tomaz, Carlos Renato Rocha, Fabrício Fiorese Zancanela, Gabriel Siqueira Kakizaki
Título Projeto Conexão Viral: Desenvolvendo Competências Empreendedoras
Resumo O Programa de Educação Tutorial em Administração (PET-ADM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolveu o projeto de extensão intitulado "Conexão Viral", onde foram realizados encontros com alunos de 12 a 16 anos integrantes do Centro Estudantil Rebusca na cidade de Viçosa, local onde são promovidas ações socioeducativas, complementares à escola pública, em jornada ampliada ou contraturno para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O intuito da realização do Conexão Viral nesse local, foi ampliar o crescimento dessas crianças, através da realização de atividades que buscavam desenvolver competências empreendedoras, de modo que incentivem os alunos e os direcionem na busca pela autonomia, cidadania, liderança, e boa comunicação, a partir do estímulo crítico e da criatividade. Durante os encontros, foram realizadas oficinas e dinâmicas, proporcionando um ambiente de formação coletiva, promovendo momentos de interação e troca de saberes, com dinâmicas participativas e reflexivas. Dessa forma, o projeto desenvolvido teve como objetivo estimular o senso crítico dos alunos, ajudando-os a desenvolver habilidades e competências empreendedoras, de modo que os direcionasse na identificação de oportunidades para inovar e empreender. O trabalho teve como método encontros semanais, onde foram realizadas atividades a partir de um conteúdo programático. Além disso, foram aplicados questionários no início e no final do projeto, visando observar se, na percepção dos alunos, novas competências foram, de fato, desenvolvidas e assimiladas durante a realização do projeto. As oficinas tiveram como tema: Apresentação e definição do que é empreendedorismo; Inovação e criatividade; Planejamento; Trabalho em equipe; Liderança e Iniciativa; Networking e comunicação. Como resultados, houve o desenvolvimento de conhecimentos voltados ao empreendedorismo de maneira interativa, prazerosa e com alto nível de aprendizado, contribuindo não só para a formação pessoal e profissional dos alunos contemplados pelo programa, mas também para um olhar mais sensível dos petianos. Concluímos que o desenvolvimento do projeto constituiu um espaço de construção coletiva do conhecimento, de análise da realidade e troca de experiências, resultando em um compartilhamento dos ensinamentos da universidade com a sociedade, ampliando a visão de mundo de ambas as partes. Além disso, foi possível instigar nos alunos um espírito participativo e provocá-los a socialização da palavra, a análise de acontecimentos e a levar os conhecimentos adquiridos para serem implementados na sociedade e no caminho da vida profissional.
Palavras-chave Extensão universitária, Competências empreendedoras, Compromisso social
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.