Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11759

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Carolina Macedo Lopes
Orientador VICTOR LUIZ ALVES MOURAO
Outros membros ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título Avaliação de instrumentos didáticos gerados na plataforma inclua: Uma perspectiva de inclusão no contexto de ensino de estudantes cegos
Resumo No cenário educacional, a inclusão assume o direito do desenvolvimento e concretização das potencialidades dos estudantes, atentando-se às suas especificidades, interesses e características. Nesse sentido, foram implementadas diversas políticas afirmativas para inclusão de deficientes visuais no ensino superior, tornando-se imprescindível colocar luz sobre esta problemática de modo a incentivar pesquisas voltadas para recursos que contribuam no seu processo de ensino e aprendizagem e permanência no ensino superior. Este projeto tem por objetivo geral analisar, por meio da trajetória formativa de estudantes cegos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), suas percepções acerca dos recursos e instrumentos didáticos elaborados por seus professores em um ambiente gerador de conteúdos acessíveis e inclusivos denominado Inclua. A pesquisa foi conduzida por uma perspectiva qualitativa do trabalho científico. Optou-se pela realização de um mapeamento dos estudantes cegos matriculados na instituição. Posteriormente, estes foram entrevistados de modo a promover compreensão de questões tais como as expectativas e os desafios que envolvem o ensino e aprendizagem de estudantes cegos, possibilitando ainda o levantamento de materiais didáticos utilizados no contexto de ensino. Além disso, partindo do método de história oral optou-se pela realização de entrevistas com os estudantes cegos identificados a fim de compreender sua trajetória formativa, com foco na temática da inclusão e acessibilidade de materiais didáticos utilizados no contexto de ensino. Identificou-se um estudante cego na IES, matriculado em um curso de licenciatura. Seu caso é marcado pelo contato tardio com instituições escolares e conhecimentos associados (braille; alfabetização; etc.).Com base no contato com o estudante cego e das entrevistas realizadas foi possível conhecer importantes aspectos que envolvem sua trajetória de vida, formação pessoal e escolar. Foi possível compreender como ocorreu seu primeiro contato com instituições de ensino, assim como as metodologias e materiais utilizados pelos professores no processo de alfabetização desse sujeito.
Palavras-chave Educação, Cego, Trajetória formativa.
Forma de apresentação..... Oral
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