Resumo |
No cenário educacional, a inclusão assume o direito do desenvolvimento e concretização das potencialidades dos estudantes, atentando-se às suas especificidades, interesses e características. Nesse sentido, foram implementadas diversas políticas afirmativas para inclusão de deficientes visuais no ensino superior, tornando-se imprescindível colocar luz sobre esta problemática de modo a incentivar pesquisas voltadas para recursos que contribuam no seu processo de ensino e aprendizagem e permanência no ensino superior. Este projeto tem por objetivo geral analisar, por meio da trajetória formativa de estudantes cegos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), suas percepções acerca dos recursos e instrumentos didáticos elaborados por seus professores em um ambiente gerador de conteúdos acessíveis e inclusivos denominado Inclua. A pesquisa foi conduzida por uma perspectiva qualitativa do trabalho científico. Optou-se pela realização de um mapeamento dos estudantes cegos matriculados na instituição. Posteriormente, estes foram entrevistados de modo a promover compreensão de questões tais como as expectativas e os desafios que envolvem o ensino e aprendizagem de estudantes cegos, possibilitando ainda o levantamento de materiais didáticos utilizados no contexto de ensino. Além disso, partindo do método de história oral optou-se pela realização de entrevistas com os estudantes cegos identificados a fim de compreender sua trajetória formativa, com foco na temática da inclusão e acessibilidade de materiais didáticos utilizados no contexto de ensino. Identificou-se um estudante cego na IES, matriculado em um curso de licenciatura. Seu caso é marcado pelo contato tardio com instituições escolares e conhecimentos associados (braille; alfabetização; etc.).Com base no contato com o estudante cego e das entrevistas realizadas foi possível conhecer importantes aspectos que envolvem sua trajetória de vida, formação pessoal e escolar. Foi possível compreender como ocorreu seu primeiro contato com instituições de ensino, assim como as metodologias e materiais utilizados pelos professores no processo de alfabetização desse sujeito. |