Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11758

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia Agrícola
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor João Victor Tartaglia Moreira
Orientador MARCONI RIBEIRO FURTADO JUNIOR
Outros membros Gefferson Pereira da Paixão
Título Eficiência tratória de um trator agrícola em função da superfície de tráfego
Resumo Os tratores são máquinas indispensáveis nas explorações agrícolas devido a versatilidade de tarefas que podem executar. A função mais importante dos tratores é produzir força para tracionar máquinas e implementos agrícolas. A força líquida produzida pela máquina depende das características dos pneus, da carga vertical aplicada ao eixo motriz e da condição da superfície trafegada. A eficiência tratória é um parâmetro extremamente útil para caracterizar a eficiência de um pneu em produzir tração, sendo definida como o percentual da tração bruta potencial que é convertida em tração líquida pelo pneu, corrigida para cada nível de patinagem. A patinagem exerce influência direta na eficiência tratória dos pneus e na performance global de um trator. Seu valor pode ser obtido por meio da diferença percentual entre a velocidade de translação e a velocidade tangencial periférica do pneu. Para cada tipo de pneu e superfície trafegada é possível obter um percentual de patinagem que maximiza a eficiência tratória, sendo necessário, para tal, a execução de experimentos in situ para a aquisição de dados que alimentam uma série de equações para se obter a tração líquida (NT), a tração bruta (GT) e a patinagem (s) nos pneus do trator. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar o efeito da condição da superfície trafegada na eficiência tratória de um trator agrícola de pneus. Foi utilizado um trator agrícola John Deere® modelo 5705 (85 cv), 4x2 com tração dianteira auxiliar, equipado com pneus diagonais. As condições de superfície avaliadas foram: solo solto (cultivo mínimo), solo firme (plantio direto) e solo preparado (preparo convencional). Em cada condição de superfície foram testadas quatro forças de tração (F), obtidas pela variação das marchas de um trator-lastro que foi tracionado pelo trator estudado por meio de um cabo de aço. As forças médias teóricas foram determinadas em pista de concreto e obtidas por meio da variação de marchas do trator-lastro, sendo elas: 9,47; 11,41; 15,05 e 22,33 kN. Para cada força avaliada foram realizadas quatro repetições. A maior eficiência tratória foi obtida na condição de cultivo mínimo, com valor de 80,11% e com ocorrência na patinagem dos rodados de 7,60%. Para o plantio direto, a maior eficiência tratória observada foi de 79,04%, que ocorreu na patinagem de 7,96%. Para a condição de preparo convencional a maior eficiência ocorreu na patinagem de 10,64%, com valor de 75,69%. As menores eficiências tratórias ocorreram no sistema de preparo convencional, pois nessa condição foram observados os maiores valores de patinagem dentre as três condições de superfície avaliadas. Com base nos resultados encontrados no experimento é possível reforçar a necessidade de adequação do trator às condições de operação. No preparo convencional, para a realização de maiores esforços de tração, recomenda-se a utilização de uma quantidade maior de lastros no trator, visando a redução da patinagem e a obtenção de maior eficiência tratória.
Palavras-chave Patinagem, Mecanização Agrícola, Interação Máquina-Solo
Forma de apresentação..... Painel
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