Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11755

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Julia Luisa Marques da Silva
Orientador GABRIELA DA SILVA PIRES
Outros membros Ana Paula do Carmo Lucas, Gisele Yasmim Cortes dos Santos
Título "Be the change": professoras em formação atuando na construção do papel ativo dos alunos
Resumo O presente trabalho apresenta as reflexões referentes ao projeto “Be the change”, realizado por graduandas do curso de Letras como parte das atividades do PIBID-Língua Inglesa em uma escola pública de Viçosa. A motivação para a realização desse projeto surgiu a partir de nossas inquietações acerca do comportamento dos alunos do Ensino Médio das turmas em que atuamos desde o mês de fevereiro de 2019. A partir do nosso primeiro contato com os estudantes, percebemos que muitos deles se mostravam apáticos em relação ao conteúdo de inglês, assim como a algumas discussões importantes acerca de assuntos relevantes como, por exemplo, a violência contra a mulher. A partir de aulas previamente ministradas, notamos que muitos não sabiam ou tinham muita dificuldade em expressar suas próprias opiniões a respeito desses e de outros assuntos, incluindo acontecimentos referentes ao ambiente escolar. Além disso, percebemos que muitos também estavam desmotivados em relação ao aprendizado de inglês, assim como ao seu papel na escola e a esta como um todo. Entendemos na prática o que é dito por Barcelos (2011), ao apontar que os alunos possuem uma crença de que é impossível aprender inglês na escola pública, e, além disso, não veem um propósito real. Ao conversar com outros professores da escola, concluímos que essas questões não eram particulares à Língua Inglesa, mas que se estendiam a todos os outros âmbitos da instituição. Com base nessas observações, decidimos que algo deveria ser feito para que essa situação fosse resolvida. E, então, como fruto de extensas discussões e reuniões semanais com nossa coordenadora de área e com o professor supervisor de inglês, decidimos iniciar o projeto “Be the change”. Nosso objetivo geral era diminuir a apatia dos alunos e aumentar a motivação deles para que pudessem perceber que são importantes, assim como o que eles têm a dizer. Como metodologia, o projeto final compôs-se de cinco aulas que foram ministradas no período de 6 de maio a 14 de junho. De modo geral, utilizamos o documentário “Pro dia nascer feliz”, além de vídeos sobre indisciplina e alunos agentes de uma escola inovadora, questões reflexivas sobre a escola e o papel e comportamento dos alunos na instituição. Para promover um espaço de discussões sobre os problemas que concernem à escola, apresentamos a hashtag “Não é normal”, que consiste no relato de alunos em relação a questões normalizadas por instituições. Para finalizar o projeto, juntamente com os alunos fizemos dois murais, um para expor o que eles produziram durante as aulas e o segundo mostrando como eles se veem dentro da escola. Dessa forma, acreditamos que esse projeto tenha contribuído muito para os estudantes da escola e para nós, discentes do curso de Letras, uma vez que fomos capazes de identificar problemas e tentar buscar soluções para eles.
Palavras-chave PIBID, Formação docente, Ensino de Inglês
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.