Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11752

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Direito
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Lorena Pereira dos Santos
Orientador ROBERTO DE ALMEIDA LUQUINI
Título Crianças refugiadas: Um estudo sobre as questões do refúgio e da infância no conflito sírio
Resumo O conflito civil na Síria, iniciado em 2011, alcançou repercussão mundial, sendo possível acompanhar seu desenvolvimento através da mídia e dos estudos realizados sobre a situação.
As consequências do referido conflito não se restringiram ao território nacional, abarcando também outros países, a partir da necessidade de deslocamento da população, em busca de refúgio, em um número bastante elevado e contando com uma parcela considerável de crianças.
Esse trabalho dispõe-se a analisar, com base no Direito Internacional Humanitário e no Direito dos Refugiados, a situação das crianças sírias que se encontram na condição de refugiadas e os possíveis efeitos dessa realidade em sua esfera de direitos, considerando que elas se encontram em uma fase de desenvolvimento diretamente relacionada a fatores externos, meio social, convívio, estímulos e vivências.
Utilizando-se do método qualitativo de pesquisa foi possível ter acesso a teses, dissertações, monografias e artigos científicos, que possibilitaram uma análise histórico-documental para embasar a discussão, análise e compreensão das ideias e dos fatos relacionados ao tema.
Sendo assim, pode-se imaginar diferentes hipóteses para a questão levantada. A primeira é de que as crianças em situação de refúgio não sofrem qualquer tipo de abalo ou interferência em sua esfera de direitos, de forma que seu desenvolvimento não é afetado pela situação. Tal hipótese mostra-se pouco provável, uma vez que o fato de ter que abandonar seu país de origem em busca de outro lugar para viver já é um forte indício da falta de condições mínimas necessárias para o livre exercício dos direitos das crianças. Outra hipótese é que o fato de estar em situação de refúgio interfere na esfera de direitos das crianças que dele necessitam, afetando negativamente seu desenvolvimento e, consequentemente, toda a sua vida, o que faz com que seja imprescindível garantir uma ampla proteção nos mais diversos aspectos, sobretudo no jurídico, que é o objeto principal do presente estudo.
Palavras-chave Direito Internacional Humanitário, Conflito sírio, Crianças refugiadas
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,74 segundos.