Resumo |
Introdução: O câncer de próstata (CP) é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ocorrendo principalmente após os 65 anos. Possui evolução silenciosa, podendo não causar sintomas inicialmente. A doença ainda é cercada por preconceito e desinformação, e para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata foi criada a Campanha Novembro Azul, que acontece anualmente em vários países. Objetivos: Nessa perspectiva, o trabalho justifica-se pela pertinência do assunto no processo de ensino e aprendizagem, tendo como objetivos conscientizar e esclarecer dúvidas de funcionários da área de saúde da cidade de Viçosa, para que eles sejam agentes participantes da geração e difusão de informação sobre o CP na sua comunidade, e analisar o grau de conhecimento inicial sobre o tema e a consolidação do aprendizado. Principais ações: O público alvo foi caracterizado por funcionários dos Hospitais públicos de Viçosa, de ambos os sexos. Inicialmente foi aplicado um pré-teste, com cinco questões, sobre o CP, abordando anatomia e fisiologia da próstata, fatores de risco, sintomatologia, epidemiologia, e tratamento do CP. Em seguida foi realizada palestra informativa aos funcionários do Hospital São Sebastião (HSS) e Hospital São João Batista (HSJB), com espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas ao término da apresentação. Foi aplicado então o pós-teste, contendo as mesmas questões, para avaliar o aproveitamento da palestra e a qualidade do instrumento utilizado na campanha (aula expositiva). Resultados: O público presenta à palestra no HSS, no pré-teste, apresentou os seguintes resultados: 30,95% de acertos, 61,43% de erros e 7,62% de nulos/brancos, e após a apresentação, houve um incremento importante no percentual de acerto, agora com 71,58%, redução dos erros para 22,63%, e dos nulos/brancos para 5,79%. Já no HSJB, no primeiro momento foram obtidos como resultado 40,59% de acertos, 54,12% de erros e 5,29% de nulos/brancos, e posteriormente, esses valores passaram para 81,11% de acertos, 17,22% de erros e 1,67% de nulos/brancos. Não houve recusa em responder aos testes. Foram respondidos um total de 750 questionários. Conclusão: Em ambos os hospitais houve um aumento significativo nas porcentagens de acertos após a realização das palestras, com uma consequente redução das taxas de erros e de resultados nulos/brancos, demonstrando um bom aproveitamento do conteúdo das apresentações, sendo a aula expositiva um bom instrumento para difundir conhecimento em campanhas educativas. Todavia, ainda existe uma lacuna no conhecimento da população acerca do CP, sendo a dificuldade dos serviços de saúde em organizar programas de promoção de conhecimento, um fator agravante para tal situação. Assim, com base na experiência realizada, é considerada importante a realização de práticas de educação em saúde com o objetivo de alertar e conscientizar a população e diminuir a proporção de diagnósticos em estágios avançados da doença. |