Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11749

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Gabriela Barros de Assis
Orientador CATARINA MARIA NOGUEIRA DE OLIVEIRA SEDIYAMA
Outros membros Ana Peres de Carvalho Quintao, Brenda Botelho Aiala Miranda, Lara Pinheiro Leão Piuzana Barbosa, Larisse Vitória Moreira Arruda, Rafael Dalton Machado
Título Campanha novembro azul 2018 - Ampliando saberes
Resumo Introdução: O câncer de próstata (CP) é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ocorrendo principalmente após os 65 anos. Possui evolução silenciosa, podendo não causar sintomas inicialmente. A doença ainda é cercada por preconceito e desinformação, e para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata foi criada a Campanha Novembro Azul, que acontece anualmente em vários países. Objetivos: Nessa perspectiva, o trabalho justifica-se pela pertinência do assunto no processo de ensino e aprendizagem, tendo como objetivos conscientizar e esclarecer dúvidas de funcionários da área de saúde da cidade de Viçosa, para que eles sejam agentes participantes da geração e difusão de informação sobre o CP na sua comunidade, e analisar o grau de conhecimento inicial sobre o tema e a consolidação do aprendizado. Principais ações: O público alvo foi caracterizado por funcionários dos Hospitais públicos de Viçosa, de ambos os sexos. Inicialmente foi aplicado um pré-teste, com cinco questões, sobre o CP, abordando anatomia e fisiologia da próstata, fatores de risco, sintomatologia, epidemiologia, e tratamento do CP. Em seguida foi realizada palestra informativa aos funcionários do Hospital São Sebastião (HSS) e Hospital São João Batista (HSJB), com espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas ao término da apresentação. Foi aplicado então o pós-teste, contendo as mesmas questões, para avaliar o aproveitamento da palestra e a qualidade do instrumento utilizado na campanha (aula expositiva). Resultados: O público presenta à palestra no HSS, no pré-teste, apresentou os seguintes resultados: 30,95% de acertos, 61,43% de erros e 7,62% de nulos/brancos, e após a apresentação, houve um incremento importante no percentual de acerto, agora com 71,58%, redução dos erros para 22,63%, e dos nulos/brancos para 5,79%. Já no HSJB, no primeiro momento foram obtidos como resultado 40,59% de acertos, 54,12% de erros e 5,29% de nulos/brancos, e posteriormente, esses valores passaram para 81,11% de acertos, 17,22% de erros e 1,67% de nulos/brancos. Não houve recusa em responder aos testes. Foram respondidos um total de 750 questionários. Conclusão: Em ambos os hospitais houve um aumento significativo nas porcentagens de acertos após a realização das palestras, com uma consequente redução das taxas de erros e de resultados nulos/brancos, demonstrando um bom aproveitamento do conteúdo das apresentações, sendo a aula expositiva um bom instrumento para difundir conhecimento em campanhas educativas. Todavia, ainda existe uma lacuna no conhecimento da população acerca do CP, sendo a dificuldade dos serviços de saúde em organizar programas de promoção de conhecimento, um fator agravante para tal situação. Assim, com base na experiência realizada, é considerada importante a realização de práticas de educação em saúde com o objetivo de alertar e conscientizar a população e diminuir a proporção de diagnósticos em estágios avançados da doença.
Palavras-chave Câncer de prostata, campanha, diagnóstico
Forma de apresentação..... Painel
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