Resumo |
Introdução: Estima-se que aproximadamente 300 milhões de pessoas possuam algum tipo de transtorno mental no mundo. As doenças mentais têm maior probabilidade de aparecimento no início da fase adulta. Ao ingressar no ensino superior, o estudante está mais propenso a desenvolver problemas de saúde mental devido a situações estressantes, problemas financeiros, incertezas da escolha profissional, mudanças de residência e afastamento da família. O custo das doenças mentais para esta população é considerado alto, ao considerarmos que estudantes do ensino superior são o futuro da sociedade e, potencialmente, os líderes comunitários e do desenvolvimento de tecnologias. Objetivo: revisar a literatura científica sobre as modalidades de serviço de saúde mental oferecidos para estudantes do ensino superior. Método: O presente estudo foi do tipo revisão narrativa da literatura científica. Resultados: Foram encontrados dois tipos de serviços destinados para estudantes universitários: serviço ambulatorial e serviços por Internet, ambos possuem desvantagens e vantagens e se complementam. Em nossa revisão, não encontramos nenhum serviço por Internet disponível em língua portuguesa, somente serviços ambulatoriais, geralmente ligados às universidades federais. Para o serviço ambulatorial, são vantagens: acompanhamento personalizado feito por profissional de saúde, alta eficácia e possibilidade de prescrição de medicamentos. As desvantagens encontradas foram: limite na oferta de atendimento que acarreta em lista de espera, estigma social das condições de saúde que reduz a busca ao serviço presencial e deslocamentos. Já os serviços por internet há vantagens como: comodidade que advém do tratamento, disponibilidade ininterrupta, não existe constrangimento pelo estigma social e possibilidade de suporte social por pessoas que passam por dificuldades semelhantes. As desvantagens encontradas foram: baixa eficácia, baixa interatividade e falta de contato com profissionais de saúde. De acordo com a literatura, serviços de Internet podem complementar os serviços tradicionais ao oferecer psicoeducação, rastreio através de testes validados e referenciamento de usuários com níveis mais severos de doenças mentais. Conclusão: Como tentativa de atender a demanda dos estudantes no ensino superior, foi possível identificar que instituições de ensino superior possuem serviços de saúde mental ambulatorial com cobertura limitada, embora não exista serviço por Internet disponível no país. Recomenda-se o desenvolvimento de serviços para saúde mental a serem ofertados por Internet uma vez que esses serviços possuem características que complementam os serviços ambulatoriais disponíveis e podem reduzir o impacto das doenças mentais em estudantes do ensino superior no país. |