Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11734

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Isabella de Oliveira Santos
Orientador PAOLA DE CASTRO DOS SANTOS
Outros membros Tiago da Silva Teixeira, VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título O Brincar e a Criança em Situação de Acolhimento Institucional: A Brinquedoteca como Ferramenta de Transformação Social
Resumo O presente projeto foi desenvolvido em 2018 por estudantes de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa/MG durante a disciplina “Brinquedoteca: Espaço Alternativo de Vivências Lúdicas” no Consórcio Intermunicipal de Assistência à Criança e Adolescente (CIACA) que realiza acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de risco no município de Viçosa e região. Como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, o brincar constitui-se como um aspecto do direito à liberdade. E com o propósito de garantir esse direito àqueles que estão em período provisório de afastamento do cuidado parental os estudantes propuseram a construção de uma Brinquedoteca, espaço no qual os moradores do CIACA pudessem interagir entre si, estimulando seu desenvolvimento social, cognitivo, moral e afetivo. A instituição possuía um acervo de jogos e brinquedos que ficavam mal armazenados, sendo necessário limpá-los e organizá-los, para assim, estabelecer quais seriam os materiais a serem adquiridos. Após essa etapa, os estudantes iniciaram uma campanha para arrecadação de brinquedos, jogos e equipamentos para construção do mobiliário da brinquedoteca. A campanha superou sua meta, permitindo a concretização do projeto. Os estudantes construíram os móveis à partir das doações e reciclagem de materiais como caixas de frutas e paletes. Também catalogaram o material disponibilizado e organizaram a brinquedoteca em áreas sendo elas: dramática, silenciosa, artes e de manipulação, com mobiliário adequado a altura das crianças incentivando sua autonomia e as brincadeiras de dramatização nas quais elas poderiam externalizar seus sentimentos e emoções. Além disso foi oferecido um curso de capacitação aos funcionários para que houvesse a conscientização da importância do espaço para as crianças e adolescentes. Avalia-se que o produto deste projeto conseguiu alcançar seus objetivos, resgatando o lúdico e as brincadeiras dentro da instituição, oferecendo um ambiente acolhedor para as crianças que chegam ao local, muitas das vezes, depois de processos traumáticos. A brinquedoteca se constitui, então, como um espaço do “onde tudo pode acontecer”, onde a fantasia pede licença pra tristeza para construir novas e prazerosas lembranças, onde as crianças têm a oportunidade de explorar, sentir e experimentar.
Palavras-chave Brinquedoteca, brincar, Educação Infantil
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.