Resumo |
O presente projeto foi desenvolvido em 2018 por estudantes de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa/MG durante a disciplina “Brinquedoteca: Espaço Alternativo de Vivências Lúdicas” no Consórcio Intermunicipal de Assistência à Criança e Adolescente (CIACA) que realiza acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de risco no município de Viçosa e região. Como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, o brincar constitui-se como um aspecto do direito à liberdade. E com o propósito de garantir esse direito àqueles que estão em período provisório de afastamento do cuidado parental os estudantes propuseram a construção de uma Brinquedoteca, espaço no qual os moradores do CIACA pudessem interagir entre si, estimulando seu desenvolvimento social, cognitivo, moral e afetivo. A instituição possuía um acervo de jogos e brinquedos que ficavam mal armazenados, sendo necessário limpá-los e organizá-los, para assim, estabelecer quais seriam os materiais a serem adquiridos. Após essa etapa, os estudantes iniciaram uma campanha para arrecadação de brinquedos, jogos e equipamentos para construção do mobiliário da brinquedoteca. A campanha superou sua meta, permitindo a concretização do projeto. Os estudantes construíram os móveis à partir das doações e reciclagem de materiais como caixas de frutas e paletes. Também catalogaram o material disponibilizado e organizaram a brinquedoteca em áreas sendo elas: dramática, silenciosa, artes e de manipulação, com mobiliário adequado a altura das crianças incentivando sua autonomia e as brincadeiras de dramatização nas quais elas poderiam externalizar seus sentimentos e emoções. Além disso foi oferecido um curso de capacitação aos funcionários para que houvesse a conscientização da importância do espaço para as crianças e adolescentes. Avalia-se que o produto deste projeto conseguiu alcançar seus objetivos, resgatando o lúdico e as brincadeiras dentro da instituição, oferecendo um ambiente acolhedor para as crianças que chegam ao local, muitas das vezes, depois de processos traumáticos. A brinquedoteca se constitui, então, como um espaço do “onde tudo pode acontecer”, onde a fantasia pede licença pra tristeza para construir novas e prazerosas lembranças, onde as crianças têm a oportunidade de explorar, sentir e experimentar. |