| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Ciências Biológicas |
| Setor | Departamento de Nutrição e Saúde |
| Bolsa | Outros |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | FUNARBE |
| Primeiro autor | Michelle Macedo Rodrigues Agostinho |
| Orientador | MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA |
| Outros membros | ANA IRIS MENDES COELHO, Daniela Cristina Saraiva, Dayane de Castro Morais, Dayane Sandrely Rodrigues Mesquita, Marcelo Luiz da Silva Batista, Paula Torres Trivellato |
| Título | Oficinas regionais sobre agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar em municípios mineiros. |
| Resumo | O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) é fruto da parceria entre o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e desenvolve atividades de apoio a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE em municípios de Minas Gerais. Objetivo: realizar oficinas para o levantamento da demanda da alimentação escolar e da produção da agricultura familiar para a boa execução do PNAE em 2018. Foram selecionados municípios que não atingiram o percentual mínimo de 30% dos recursos federais na aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar no ano de 2016 e escolhido 4 municípios para sediar as oficinas em 4 regiões diferentes do Estado de MG. Para cada oficina foram convidados gestores da educação e da agricultura, nutricionistas responsável técnico, técnicos da assistência agrícola local e agricultores familiares, a fim de que juntos pudessem discutir sobre o processo de compra e aprenderem sobre as legislações e resoluções do PNAE. As oficinas aconteceram nos municípios de Taiobeiras (Norte de Minas), Santos Dumont (Zona da Mata), Coroaci (Vale do Rio Doce) e Viçosa (Zona da Mata). Ao total participaram 36 municípios e 130 atores. Durante as oficinas os representantes de cada município participante foram orientados a preencherem planilhas com informações sobre a produção da agricultura familiar e a demanda dos cardápios para que visualizássemos as possibilidades de aumentar a aquisição de alimentos. Ademais, foram apresentados os passos para a aquisição de alimentos da agricultura familiar, as legislações sanitárias exigidas e quais as principais dificuldades que cada município possuía. As principais dificuldades apontadas pelos municípios foram relacionadas à chamada pública, cronograma de entrega, ausência ou pouca disponibilidade do nutricionista, falta de articulação entre os setores, pouca oferta de alimentos da agricultura familiar, desinteresse e desconhecimento dos agricultores, falta de apoio da EMATER e intempéries climáticas. Foram entregues materiais educativos aos participantes das oficinas, como lista de produção e oferta de alimentos da agricultura familiar; lista de demandas de alimentos para os cardápios que poderiam ser oferecidos pela produção local e regional; lista de contato dos agricultores e das entidades executoras; fichas de avaliação, cerificados; DVD e folder sobre o PNAE. A realização das oficinas regionais permitiu dimensionar a demanda da alimentação escolar e a oferta da agricultura familiar para que os atores sociais dos municípios visualizassem os gargalos, discutissem as possibilidades e alavancassem a compra. |
| Palavras-chave | Agricultura familiar, alimentação escolar, oficina |
| Forma de apresentação..... | Painel |