Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11721

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Guilherme Almeida Ferreira
Orientador RODOLPHO VILELA ALVES NEVES
Outros membros LUCAS BENINI
Título Controle de tração de um carro tipo Fórmula SAE Elétrico com microcontrolador PIC
Resumo Veículos elétricos estão em ascensão em relação ao desenvolvimento de tecnologia. Este tipo de motor traz várias vantagens para a humanidade tal como o maior no rendimento em relação aos motores de combustão interna, evitando as perdas de energia durante o processo de conversão de energia química para elétrica e são menos agressivos ao meio ambiente em comparação a maioria dos outros tipos de motores. Um dos maiores desafios na utilização de motores elétricos é seu controle, para obter torque e velocidade desejados, de maneira rápida e eficiente, obedecendo comandos dados pelo operador. É necessária modelagem, análise e sintonia de um controlador para que os requisitos acima sejam alcançados. Neste projeto, um motor CC série é utilizado como propulsor de um carro tipo Fórmula SAE Elétrico, sendo que é necessário um alto torque de partida para fazer o carro arrancar com uma boa aceleração. A implementação do controlador foi feita utilizando um microcontrolador PIC 18F4550, devido seu baixo custo e versatilidade. Um circuito para a alimentação do microcontrolador, instrumentação de medição da corrente e velocidade do motor e acionamento de chaves comutadoras também foi dimensionado e implementado para funcionamento do controlador. Os comutadores escolhidos foram MOSFETs, acionados através de um opto-acoplador para separar o circuito de acionamento e medições. O microcontrolador recebe uma medição provinda de um sensor de posição do pedal acelerador do carro, similar a um potenciômetro. Um controlador PI, implementado no PIC, é utilizado para controlar e limitar a corrente que aciona o motor. A saída do controlador muda a razão de trabalho dos MOSFETs para que o motor seja controlador da maneira que o piloto deseja, observando o limite da corrente. Os MOSFETs são chaveados por ondas moduladas por largura de pulso, geradas pelo PIC e transmitidas através de opto-acopladores para isolar o circuito de medição e o circuito de acionamento do motor. O motor é acionado por um conjunto de baterias de 24 V e a corrente de acionamento pode chegar até 150 A. Simulações de funcionamento do motor foram realizados para situações de rotina de operação. Nos testes, o controlador sintonizado respondeu rapidamente ao acionamento do acelerador, com o torque e velocidade requisitadas pelo piloto, e, principalmente, limitando a corrente do motor. Os próximos passos do projeto serão os testes com o carro no laboratório e na pista.
Palavras-chave Veículo elétrico, controlador de tração, Fórmula SAE elétrico
Forma de apresentação..... Painel
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