Resumo |
Este projeto de extensão está vinculado ao Observatório Africano: grupo de estudos transdisciplinar sobre temas africanos, sediado no Departamento de História (DHI). O tema escolhido se baseia na mescla dos campos da História e da Arte, a fim de produzir junto aos professores de ciências humanas associados ao projeto, atuantes no Fundamental II e na Educação de Jovens e Adultos, trocas de conhecimentos e materiais que poderão ser utilizados no cotidiano escolar. Objetiva-se aliar os pilares da pesquisa, extensão e ensino, promover a formação continuada dos professores da rede de ensino básico de Viçosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e elaborar materiais paradidáticos para utilização em sala de aula. Dessa forma, busca-se atender à demanda de efetivar a obrigatoriedade da lei 10.639/2003. As práticas do projeto foram baseadas em visitas às escolas para aplicação de questionários aos professores, análise das bibliotecas, seus acervos e dos livros didáticos utilizados, realizadas pela bolsista e pelas voluntárias. Tal iniciativa buscou promover um levantamento da atual abordagem do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Para que ocorra uma capacitação continuada dos educadores, debates e trocas de aprendizados sobre o tema tratado, são promovidas conferências mensais, abertas ao público, que ocorrem no Auditório do COLUNI. Paralelamente, verifica-se a catalogação dos museus localizados na Zona da Mata mineira que possuem obras ou acervos produzidos por artistas negros, para organizar a possibilidade de futuras visitas escolares e seu apoio na elaboração de aulas. Até o momento, os resultados do diagnóstico evidenciam que o nível de formação da maioria dos profissionais vai além da graduação, com cursos sobre a temática no currículo, porém aponta-se desafios como a falta de bibliografia, recursos didáticos e uma alta demanda de tempo para o planejamento de aulas. Dado o exposto, estamos tentando buscar alternativas. A abordagem do Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira ainda é focada em datas específicas, como nos dias 13 de maio e 20 de novembro. Os livros didáticos analisados são os que as séries atendidas pelo projeto utilizam e possuem uma abordagem tênue da temática, reservada a poucos capítulos, que não atende de forma suficiente as demandas. Logo, é necessário um suporte para discussão mais abrangente. Nota-se também a falta de livros literários de escritores e escritoras negras nas bibliotecas visitadas. Dessa forma, conclui-se que o projeto é extremamente importante na tentativa de romper com as barreiras historiográficas e sociais, promovendo assim uma educação antirracista. Nossas estratégias, portanto, buscam cumprir a exigência da lei 10.639/2003, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira e a importância do tema para a formação de crianças, jovens e adultos. |