Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11716

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de História
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Lara de Godoi Soares
Orientador THIAGO HENRIQUE MOTA SILVA
Outros membros ANA PAULA RIBEIRO FREITAS, Francismara Delfina Marinho da Costa, Maria Raquel Morais Fernandes, Maria Tereza Oliveira de Assis
Título As artes negras em Minas Gerais e seu suporte no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira
Resumo Este projeto de extensão está vinculado ao Observatório Africano: grupo de estudos transdisciplinar sobre temas africanos, sediado no Departamento de História (DHI). O tema escolhido se baseia na mescla dos campos da História e da Arte, a fim de produzir junto aos professores de ciências humanas associados ao projeto, atuantes no Fundamental II e na Educação de Jovens e Adultos, trocas de conhecimentos e materiais que poderão ser utilizados no cotidiano escolar. Objetiva-se aliar os pilares da pesquisa, extensão e ensino, promover a formação continuada dos professores da rede de ensino básico de Viçosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e elaborar materiais paradidáticos para utilização em sala de aula. Dessa forma, busca-se atender à demanda de efetivar a obrigatoriedade da lei 10.639/2003. As práticas do projeto foram baseadas em visitas às escolas para aplicação de questionários aos professores, análise das bibliotecas, seus acervos e dos livros didáticos utilizados, realizadas pela bolsista e pelas voluntárias. Tal iniciativa buscou promover um levantamento da atual abordagem do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Para que ocorra uma capacitação continuada dos educadores, debates e trocas de aprendizados sobre o tema tratado, são promovidas conferências mensais, abertas ao público, que ocorrem no Auditório do COLUNI. Paralelamente, verifica-se a catalogação dos museus localizados na Zona da Mata mineira que possuem obras ou acervos produzidos por artistas negros, para organizar a possibilidade de futuras visitas escolares e seu apoio na elaboração de aulas. Até o momento, os resultados do diagnóstico evidenciam que o nível de formação da maioria dos profissionais vai além da graduação, com cursos sobre a temática no currículo, porém aponta-se desafios como a falta de bibliografia, recursos didáticos e uma alta demanda de tempo para o planejamento de aulas. Dado o exposto, estamos tentando buscar alternativas. A abordagem do Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira ainda é focada em datas específicas, como nos dias 13 de maio e 20 de novembro. Os livros didáticos analisados são os que as séries atendidas pelo projeto utilizam e possuem uma abordagem tênue da temática, reservada a poucos capítulos, que não atende de forma suficiente as demandas. Logo, é necessário um suporte para discussão mais abrangente. Nota-se também a falta de livros literários de escritores e escritoras negras nas bibliotecas visitadas. Dessa forma, conclui-se que o projeto é extremamente importante na tentativa de romper com as barreiras historiográficas e sociais, promovendo assim uma educação antirracista. Nossas estratégias, portanto, buscam cumprir a exigência da lei 10.639/2003, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira e a importância do tema para a formação de crianças, jovens e adultos.
Palavras-chave História, Arte, Ensino
Forma de apresentação..... Oral
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