Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11715

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de História
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Francismara Delfina Marinho da Costa
Orientador THIAGO HENRIQUE MOTA SILVA
Outros membros ANA PAULA RIBEIRO FREITAS, Lara de Godoi Soares, Maria Raquel Morais Fernandes, Maria Tereza Oliveira de Assis
Título A Importância da valorização dos autores negros na prática docente: limites e possibilidades para práxis
Resumo Uma das atividades do Projeto de Extensão “As artes negras em Minas Gerais: identificação de acervos, divulgação dos artistas e produção de material de apoio ao ensino de História e Cultura Afro-brasileira” se propôs a analisar as bibliotecas de oito escolas municipais da cidade de Viçosa, em Minas Gerais, durante o período de março a junho de 2019. A equipe é composta por seis integrantes, sendo duas graduandas em Pedagogia, duas em História, uma técnica em assuntos educacionais e um docente especialista da História da África. A ideia sobre este tema surgiu no segundo semestre de 2018, através do trabalho apresentado em forma de seminário, para a disciplina de Didática e Alfabetização e Letramento, do curso de Pedagogia, no qual me incluí. O objetivo deste trabalho é mapear autores negros desconhecidos e suas obras literárias, e apontá-los como produtores de conhecimento e cultura, além de ressaltar a importância da sua valorização no ambiente escolar, convidando os docentes a refletir acerca da necessidade de trabalhar este tema em sala de aula. Para alcançar estes objetivos, foram realizados mapeamentos dos acervos em sete escolas públicas durante quatro meses, sendo que uma não manifestou interesse em participar do projeto por motivo não explícito. As poucas obras encontradas foram na maioria do autor Machado de Assis em meio de tantas variedades de obras correspondente a de autores brancos, sendo encontrado em algumas destas a abordagem do racismo. Sendo assim, durante a análise nas bibliotecas foi observada pouca presença de acervos de autores/as negros/as, sendo ainda não valorizada pelos docentes. Umas das justificativas dos docentes foi à falta de confiança na abordagem do tema pela falta de formação adequada, limitações de obras disponíveis nas escolas, sendo esta supostamente justificada pelo fato de eles escreverem tardiamente pela privação da liberdade, falta de tempo na busca e produção de recursos pedagógicos que complementem a temática. Dessa forma, foi verificada a escassez de obras de autores negros nas bibliotecas das instituições de ensino visitadas, e também a carência na formação dos professores com esta temática. Após o diagnóstico acima realizado através deste projeto, busca-se implementar diálogos nas escolas, com divulgações de diversas obras existentes aos docentes, bem como ressaltar a importância das figuras que foram esquecidas pela grande maioria, promovendo uma educação antirracista. Neste sentido, busca-se outro olhar para as obras destes autores pela cultura literária, incluindo na grade curricular da educação básica estudos sobre a história e cultura Afro-brasileira.
Palavras-chave Cultura afro-brasileira, Currículo, Literatura
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.