Resumo |
Introdução: a educação permanente é um processo dinâmico e contínuo, relacionando-se com as necessidades coletivas da prática profissional. Possui como finalidade a transformação da atenção à saúde através da identificação das necessidades apresentadas no cenário, melhoria dos processos formativos, bem como a realização de ações e serviços numa perspectiva intersetorial. Nesse sentido, o Projeto de Educação Permanente intitulado “A voz e a vez dos técnicos de enfermagem: construindo espaços de diálogo e qualificação profissional no contexto da Atenção Primária à Saúde”, iniciado em 2014 na Universidade Federal de Viçosa, tem como finalidade desenvolver momentos de ressignificação de práticas junto aos técnicos de enfermagem inseridos na Atenção Primaria à Saúde. Objetivo: relatar as experiências vivenciadas pelo referido projeto de extensão no primeiro semestre de 2019. Descrição das principais ações: Foram realizadas três oficinas. Na primeira trabalhamos acerca do eletrocardiograma, havendo inicialmente uma exposição teórica sobre os traçados e parâmetros do aparelho. Posteriormente, os técnicos praticaram os conhecimentos adquiridos realizando o exame. Na segunda oficina, discutimos sobre Calendário vacinal e suas atualizações. Iniciou-se com um momento de relaxamento e aromaterapia, conduzidas por um convidado. Em seguida, os técnicos de enfermagem alocaram as vacinas conforme a idade a ser administrada em um quadro, seguido de um momento de discussão sobre as particularidades de cada vacina. Na terceira oficina o tema foi Punção Venosa Periférica, sendo iniciado com uma prática de Yoga, seguido de exposição teórica sobre a descrição da técnica. Ao final os participantes tiveram a oportunidade de treinar o procedimento. Resultados alcançados até o momento: as reflexões e aprendizado proporcionados pelas oficinas estão intimamente ligados à prática cotidiana dos técnicos de enfermagem, sendo os temas sugeridos pelos mesmos. Dessa forma, há uma construção e reconstrução de estratégias e ações para a prática profissional. A avaliação individual das três oficinas realizadas até o momento demonstra uma satisfação dos participantes com os encontros. O espaço de relaxamento contribui para uma imersão em si, proporcionando maior concentração na troca de saberes. As metodologias ativas adotadas favorecem o aprendizado de forma lúdica e motivadora permitindo que os aprendizados gerados no ambiente acadêmico sejam transpostos para a prática. Conclusões: a realização das oficinas é de grande relevância para a qualificação dos técnicos de enfermagem que trabalham no contexto da Atenção Primária, no município de Viçosa, uma vez que permite aos envolvidos desenvolver estratégias para mudanças através do diálogo e do conhecimento teórico sobre os temas; resultando em uma aprendizagem significativa. Além do mais, para os acadêmicos envolvidos, o projeto permite o desenvolvimento cientifico e o contato com a prática profissional. |