Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11709

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Fernanda Luciana Moreira Barbosa
Orientador CAMILA SANTANA DOMINGOS
Outros membros Jéssica Gonçalves da Cruz, LUANA VIEIRA TOLEDO, Naiara Frade da Mata
Título Construindo saberes com técnicos de enfermagem a partir do programa de educação permanente: relato de experiência
Resumo Introdução: a educação permanente é um processo dinâmico e contínuo, relacionando-se com as necessidades coletivas da prática profissional. Possui como finalidade a transformação da atenção à saúde através da identificação das necessidades apresentadas no cenário, melhoria dos processos formativos, bem como a realização de ações e serviços numa perspectiva intersetorial. Nesse sentido, o Projeto de Educação Permanente intitulado “A voz e a vez dos técnicos de enfermagem: construindo espaços de diálogo e qualificação profissional no contexto da Atenção Primária à Saúde”, iniciado em 2014 na Universidade Federal de Viçosa, tem como finalidade desenvolver momentos de ressignificação de práticas junto aos técnicos de enfermagem inseridos na Atenção Primaria à Saúde. Objetivo: relatar as experiências vivenciadas pelo referido projeto de extensão no primeiro semestre de 2019. Descrição das principais ações: Foram realizadas três oficinas. Na primeira trabalhamos acerca do eletrocardiograma, havendo inicialmente uma exposição teórica sobre os traçados e parâmetros do aparelho. Posteriormente, os técnicos praticaram os conhecimentos adquiridos realizando o exame. Na segunda oficina, discutimos sobre Calendário vacinal e suas atualizações. Iniciou-se com um momento de relaxamento e aromaterapia, conduzidas por um convidado. Em seguida, os técnicos de enfermagem alocaram as vacinas conforme a idade a ser administrada em um quadro, seguido de um momento de discussão sobre as particularidades de cada vacina. Na terceira oficina o tema foi Punção Venosa Periférica, sendo iniciado com uma prática de Yoga, seguido de exposição teórica sobre a descrição da técnica. Ao final os participantes tiveram a oportunidade de treinar o procedimento. Resultados alcançados até o momento: as reflexões e aprendizado proporcionados pelas oficinas estão intimamente ligados à prática cotidiana dos técnicos de enfermagem, sendo os temas sugeridos pelos mesmos. Dessa forma, há uma construção e reconstrução de estratégias e ações para a prática profissional. A avaliação individual das três oficinas realizadas até o momento demonstra uma satisfação dos participantes com os encontros. O espaço de relaxamento contribui para uma imersão em si, proporcionando maior concentração na troca de saberes. As metodologias ativas adotadas favorecem o aprendizado de forma lúdica e motivadora permitindo que os aprendizados gerados no ambiente acadêmico sejam transpostos para a prática. Conclusões: a realização das oficinas é de grande relevância para a qualificação dos técnicos de enfermagem que trabalham no contexto da Atenção Primária, no município de Viçosa, uma vez que permite aos envolvidos desenvolver estratégias para mudanças através do diálogo e do conhecimento teórico sobre os temas; resultando em uma aprendizagem significativa. Além do mais, para os acadêmicos envolvidos, o projeto permite o desenvolvimento cientifico e o contato com a prática profissional.
Palavras-chave Educação Permanente, Atenção Primária à Saúde, Técnicos de Enfermagem
Forma de apresentação..... Oral
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