Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11701

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Gabriella Machado de Sousa Oliveira
Orientador SARAH DE MORAES ALVES
Outros membros Alexia Lazzarini Nunes Correa, Ana Carolina Nunes Almeida, Ana Claudia Carneiro Miranda, Carolina Silva Teixeira, FLAVIA BATISTA BARBOSA DE SA DIAZ, Maria Teperino Pinho, Nathália Costa de Castro, Thayane de Oliveira Carvalho
Título Capacitação sobre primeiros socorros para Viçosa/MG e região: aplicando a teoria da aprendizagem transformativa
Resumo Introdução: A capacitação em Primeiros Socorros subsidia as pessoas a acionarem adequadamente o serviço de urgência, à tomada de decisão e às ações prioritárias que devem ser realizadas durante a espera do serviço especializado. Pessoas capacitadas podem auxiliar eficientemente na prevenção de óbitos e agravos, após atendimento com embasamento científico. Promover a Aprendizagem Transformativa é ensinar uma prática de educação baseada na ideia de que os educandos são desafiados a avaliarem seus sistemas de valores e sua cosmovisão e, posteriormente, mudam pela sua própria experiência; baseia-se na autorreflexão crítica. Objetivos: Capacitar a comunidade de Viçosa/MG e região na realização de Primeiros Socorros utilizando-se os princípios da Aprendizagem Transformativa. Descrição das principais ações: No primeiro semestre de 2019 firmou-se um convênio com a Fundação FACEV para facilitar a profissionalização do projeto e prestação de serviço à comunidade; foram organizadas as subcomissões de marketing, relações públicas, agendamento/financeiro, atualização/científico, material didático, material/patrimônio; realizou-se sete capacitações internas para atualização científica e melhoria das estratégias didáticas da equipe, e três treinamentos externos, sendo eles para: 27 estudantes dos cursos de engenharia da UFV, 8 participantes do Projeto Rondon, e 6 participantes dos Trilheiros. Os temas trabalhados nas capacitações internas e treinamentos externos foram, em geral: síncope, crise convulsiva, hemorragia, epistaxe, queimaduras, intoxicações exógenas, fraturas, luxações, entorses, acidentes com animais peçonhentos, engasgo, parada cardiorrespiratória, atendimento pré-hospitalar ao politraumatizado e diarreia/desidratação. Resultados: A formação das subcomissões facilitou o planejamento e acompanhamento das atividades desenvolvidas, traçando os objetivos, metas e estratégias a serem utilizadas. Os estudos internos desafiaram o grupo à atualização dos conhecimentos e à busca por aplicar os princípios da Aprendizagem Transformativa. Os treinamentos externos com os grupos mostraram a importância da interação educador-educando para a construção do conhecimento e promoção da autorreflexão crítica, e que estratégias práticas facilitam a aprendizagem, aumentam o interesse e a participação dos educandos. Conclusões: Observa-se que a maior organização do projeto, visando maior profissionalismo do mesmo, aumenta sua capacidade de atuação e impacto na sociedade, e que a aplicação dos princípios da Aprendizagem Transformativa fomenta maior conscientização sobre a importância de ações em Primeiros Socorros e sua aplicação de forma efetiva.
Palavras-chave Aprendizagem, Primeiros Socorros, Educação em Saúde
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.