Resumo |
Este trabalho está vinculado ao Projeto de Extensão “ As artes negras em Minas Gerais: identificação de acervos, divulgação dos artistas e produção de material de apoio ao ensino de Historia e Cultura Afro-brasileira”. O interesse para a elaboração deste projeto surgiu a partir de uma atividade centrada na Cultura Afro-brasileira realizada na disciplina de Didática, no segundo período do curso de Pedagogia, no ano de 2018. Nossa equipe é formada por seis componentes, duas graduandas em Pedagogia, na qual me incluo, duas em História, uma técnica em assuntos educacionais e um professor especialista em História da África. Durante os meses de março a maio, realizamos uma pesquisa em oito escolas municipais de Viçosa-MG, focando no Ensino Fundamental II, a fim de mapearmos os conhecimentos e limitações dos docentes concernentes ao ensino de História da África, Cultura afro-brasileira e as relações étnico-raciais no cotidiano escolar. Nosso objetivo é a elaboração de materiais paradidáticos, com o intuito de apoiar e facilitar o trabalho docente nesta área de ensino e também oferecer oportunidades de formação continuada para professores da educação básica da cidade de Viçosa. Para atingir os objetivos estabelecidos, visitamos oito escolas municipais de Viçosa, sendo que uma das escolas desistiu de participar do projeto, sem apresentar maiores esclarecimentos. Em nossas visitas, expomos aos professores o objetivo do nosso projeto e em seguida aplicamos um questionário com perguntas especificas sobre frequência da abordagem do tema em sala de aula, domínio do assunto, cursos de especialização e formação na área. A maior parte dos professores respondeu que reconhecia a relevância do tema, mas não a aborda em sala de aula por não ter domínio do assunto e também por causa da ausência de materiais didáticos para auxiliá-los. Um pequeno grupo de docentes respondeu que possui cursos de especialização na área e discute a Cultura Afro-brasileira e as relações étnico-raciais com seus alunos, no decorrer do ano letivo. Uma escola localizada na região central da cidade se destacou, na qual as professoras de Geografia e História, em conjunto com a diretora e supervisora, doutora e mestranda em Cultura Afro-brasileira e relações étnicos raciais, respectivamente, desenvolvem um belo trabalho durante o período letivo, discutindo as relações étnico-raciais no cotidiano escolar, desmitificando a ligação da figura do negro e da Historia da África com a escravidão, tendo sua culminância em novembro, na semana da consciência negra. Verificamos assim a grande necessidade de se promover estratégias para a educação das relações étnico-raciais e também propostas que busquem suprir as carências na formação dos docentes, apresentando-lhes novas possibilidades de pesquisa e ensino, que excedam o paradigma clássico da presença africana e negra no Brasil: escravidão, pobreza e violência. |