Resumo |
Introdução: O GestaVida é um projeto de extensão com foco no cuidado com as mulheres em seu período gravídico-puerperal. Desenvolvemos ações educativas para casais grávidos, puérperas e famílias do município de Viçosa-MG visando possibilitar o desenvolvimento da autonomia da mulher e melhorar a qualidade do cuidado ofertado a esse grupo de pessoas. Objetivo: Demonstrar a prática dos membros do projeto de extensão na realização de um grupo educativo sobre o ciclo gravídico-puerperal em uma Estratégia de Saúde da Família do município de Viçosa-MG. Principais ações: Realização de grupos educativos pelos membros do Projeto GestaVida em uma ESF com a participação de estudantes do curso de fisioterapia, com o tema “Mitos e Verdades na gestação”. A metodologia adotada é embasada no referencial teórico dialógico-reflexivo de Paulo Freire. O grupo teve durabilidade de 90 minutos e contou com participação de 07 pessoas. Foram abordadas questões sobre alterações fisiológicas na gestação; puerpério; amamentação; cuidados com o recém-nascido e atividade física de baixo impacto, associada à dinâmica corporal. Iniciou-se uma roda de conversa, onde a cada afirmativa apresentada por um dos participantes, os demais eram instigados a opinar como Mito ou Verdade. Após as discussões, foram então expostas de forma dinâmica, com a utilização de materiais associados ao tema abordado, as alternativas verdadeiras e evidenciando os motivos pelos quais as demais eram mitos. No segundo momento, foram abordados assuntos sobre as alterações fisiológicas na gestação, a dinâmica corporal e os exercícios físicos para alívio da dor e do desconforto da gestante. Ao final da dinâmica, foram entregues às gestantes certificados de participação e convites para os próximos encontros. Resultados: A partir da dinâmica realizada, observou-se o interesse e o envolvimento das mulheres sobre os processos de gestação, parto, puerpério e dos cuidados com o recém-nascido. A obtenção de informações, associadas aos cuidados com o recém-nascido, segundo evidências científicas, possibilitou a desmistificação de possíveis achados culturais que poderiam ser fatores maléficos para a saúde dos bebês. Despertou-se o interesse sobre o reconhecimento de seus direitos, desde o pré-natal ao puerpério, salientando o empoderamento e a autonomia da mulher. Evidenciou-se a atenção das participantes sobre a importância da realização da atividade física durante a gestação, assim como, a atenção à postura corporal e suas alterações durante o período gestacional. Conclusão: Evidencia-se que o grupo educativo realizado pelo projeto GestaVida é uma forma de promover um ambiente de aprendizagem e troca de experiências entre os participantes, buscando sempre a realização de uma prática acolhedora e dinâmica. Além disso, desenvolveu o empoderamento e a autonomia da mulher desde seu período de gestar até o puerpério. |