Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11693

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Karina da Silva Cassiano
Orientador LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES
Outros membros Lara Magalhães Fialho Carvalho, Luciene Eduarda Dias, Tatiane Roséli Alves Castro
Título Grupo Educativo em uma Estratégias de Saúde da Família no município de Viçosa -MG: relato de experiência.
Resumo Introdução: O GestaVida é um projeto de extensão com foco no cuidado com as mulheres em seu período gravídico-puerperal. Desenvolvemos ações educativas para casais grávidos, puérperas e famílias do município de Viçosa-MG visando possibilitar o desenvolvimento da autonomia da mulher e melhorar a qualidade do cuidado ofertado a esse grupo de pessoas. Objetivo: Demonstrar a prática dos membros do projeto de extensão na realização de um grupo educativo sobre o ciclo gravídico-puerperal em uma Estratégia de Saúde da Família do município de Viçosa-MG. Principais ações: Realização de grupos educativos pelos membros do Projeto GestaVida em uma ESF com a participação de estudantes do curso de fisioterapia, com o tema “Mitos e Verdades na gestação”. A metodologia adotada é embasada no referencial teórico dialógico-reflexivo de Paulo Freire. O grupo teve durabilidade de 90 minutos e contou com participação de 07 pessoas. Foram abordadas questões sobre alterações fisiológicas na gestação; puerpério; amamentação; cuidados com o recém-nascido e atividade física de baixo impacto, associada à dinâmica corporal. Iniciou-se uma roda de conversa, onde a cada afirmativa apresentada por um dos participantes, os demais eram instigados a opinar como Mito ou Verdade. Após as discussões, foram então expostas de forma dinâmica, com a utilização de materiais associados ao tema abordado, as alternativas verdadeiras e evidenciando os motivos pelos quais as demais eram mitos. No segundo momento, foram abordados assuntos sobre as alterações fisiológicas na gestação, a dinâmica corporal e os exercícios físicos para alívio da dor e do desconforto da gestante. Ao final da dinâmica, foram entregues às gestantes certificados de participação e convites para os próximos encontros. Resultados: A partir da dinâmica realizada, observou-se o interesse e o envolvimento das mulheres sobre os processos de gestação, parto, puerpério e dos cuidados com o recém-nascido. A obtenção de informações, associadas aos cuidados com o recém-nascido, segundo evidências científicas, possibilitou a desmistificação de possíveis achados culturais que poderiam ser fatores maléficos para a saúde dos bebês. Despertou-se o interesse sobre o reconhecimento de seus direitos, desde o pré-natal ao puerpério, salientando o empoderamento e a autonomia da mulher. Evidenciou-se a atenção das participantes sobre a importância da realização da atividade física durante a gestação, assim como, a atenção à postura corporal e suas alterações durante o período gestacional. Conclusão: Evidencia-se que o grupo educativo realizado pelo projeto GestaVida é uma forma de promover um ambiente de aprendizagem e troca de experiências entre os participantes, buscando sempre a realização de uma prática acolhedora e dinâmica. Além disso, desenvolveu o empoderamento e a autonomia da mulher desde seu período de gestar até o puerpério.
Palavras-chave Empoderamento, autonomia, saúde da mulher.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.