Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11691

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de História
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Raquel Morais Fernandes
Orientador THIAGO HENRIQUE MOTA SILVA
Outros membros ANA PAULA RIBEIRO FREITAS, Francismara Delfina Marinho da Costa, Lara de Godoi Soares, Maria Tereza Oliveira de Assis
Título As artes negras em Minas Gerais: análise dos livros didáticos de história para o recorte do ensino de história e cultura afro-brasileira
Resumo O projeto de extensão é idealizado e construído pelo Observatório Africano, grupo de estudos transdisciplinar sobre temas africanos, ligado ao Departamento de História – (DHI) da UFV. Conta com a participação do professor orientador Thiago Mota, a servidora técnica em assuntos educacionais Ana Paula R. Freitas, a professora Raquel S. Lima (COLUNI), a aluna bolsista Lara de G. Soares, e as alunas voluntárias Maria Raquel M. Fernandes, Francismara D. M. da Costa e Maria Tereza O. de Assis. O incentivo que motivou a integração destas pessoas ao grupo de pesquisa e ao projeto de extensão foi o interesse na temática: a história e cultura Afro-Brasileira e Africana por meio de uma perspectiva que relacione História e Arte. Os objetivos do projeto são 1. promover estratégias para a educação das relações étnico-raciais por meio do ensino de História e Cultura afro-brasileira, 2. elaborar um catálogo com obras e biografias de artistas negros em Minas Gerais, 3. desenvolver junto aos professores da rede de ensino público de Viçosa materiais paradidáticos que possam ser utilizados como recursos em sala de aula, 4. intensificar novas interpretações históricas que fujam ao limite historiográfico atual da associação entre as pessoas negras e a escravidão, pobreza e violência. Para o alcance destes objetivos, o projeto realizou um diagnóstico da realidade escolar de viçosa. Fundamentado em visitas de campo que envolveram conhecer as escolas vinculadas ao projeto, apresentar o projeto para a comunidade escolar, conhecer as bibliotecas, analisar o acervo de livros didáticos e de literatura e aplicar um questionário, previamente elaborado pela equipe do projeto, junto aos professores das áreas de ciências humanas. Em continuidade ao diálogo estabelecido nas escolas, e aos objetivos do projeto, iniciamos as conferências: espaços de diálogo, produção de conhecimento e formulação de estratégias que possibilitam ampliar os horizontes acerca do tema, contribuindo para o processo de formação dos professores, em Viçosa. Paralelamente, iniciamos também a catalogação de museus em Minas Gerais. Essa relação de museus será utilizada para consolidar o catálogo de artes negras em Minas e também como fonte no processo de construção dos materiais paradidáticos. Até o momento, conseguimos reajustar a metodologia de catalogação de museus que, pela sua vasta presença no território mineiro, deverá ser afunilada para as cidades da região geográfica intermediária de Juiz de Fora (Zona da Mata) e, depois, a partir da continuidade do projeto, ampliar para todo o estado de Minas Gerais. Iniciamos nosso processo de entendimento da realidade escolar de Viçosa, enxergando as demandas, dificuldades e incentivos dos professores para abordar ou não as relações étnico-raciais e a história e cultura afro-brasileira e africana no cotidiano escolar. Essa percepção está diretamente ligada à analise do livro didático, que é considerado como principal instrumento de ensino em sala de aula.
Palavras-chave Educação, Relações étnico-raciais, Livros didáticos
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.