Resumo |
O presente relato apresenta aspectos decorrentes da fase de imersão na escola pelos residentes do Programa Residência Pedagógica UFV - Educação Física, Campus Viçosa no Ensino Fundamental I e II, no período de 18 de fevereiro a 20 de maio de 2019. Baseando-se numa perspectiva crítica de ensino, no trato das diversas práticas corporais na escola, cabe à Educação Física levar em consideração seus conceitos, sentidos e significados a serem problematizados nas aulas instigando a autonomia e a reflexão crítica dos alunos. O objetivo do trabalho de intervenção foi proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos, a partir de discussões, reflexões, valores e dinâmicas, a fim de incentivar, nos alunos, um olhar crítico com vistas à uma prática esportiva consciente e renovadora. No decurso do período de intervenções destacaram-se aspectos acerca da implementação da proposta de se trabalhar com conteúdos pouco tratados na Educação Física escolar, como é o caso da ginástica e as lutas, conforme previsto no planejamento do Projeto, ainda que, cientes das dificuldades em relação à falta de materiais e espaço apropriados na escola. A proposta consistia na execução de atividades que empregassem o mínimo de implementos possíveis, mas que possibilitassem o máximo de vivências e assimilação por parte dos alunos atendidos pelo Projeto. Embora tenhamos encontrado determinadas limitações em função, principalmente, da falta de espaço que fosse apropriado para a realização das aulas práticas dos referidos conteúdos, nos vimos diante a um desafio e com ele a necessidade de discussão e reflexão acerca de estabelecer estratégias adaptações para que fosse possível implementar a unidade didática que contemplava os conteúdos ginástica e lutas. Essa iniciativa, adotada pelos residentes e preceptor resultou um trabalho que propiciou à grande maioria dos alunos atendidos vivenciar pela primeira vez o conteúdo lutas nas modalidades de esgrima, sumô, capoeira e judô, tendo em vista os respectivos elementos históricos, as características e peculiares, bem como as vivências práticas. Já no conteúdo ginástica foram abordados os elementos históricos, equilíbrio, salto, giro e rotação e movimentos que envolviam acrobacia. Mesmo com as limitações mencionadas anteriormente, foi possível observar o interesse e a curiosidade dos alunos, atentos aqueles movimentos corporais e informações que até então lhes eram desconhecidos. Certamente, o contato desses alunos com tais conteúdos ampliou-lhes o repertório motor e cultural para inúmeras possibilidades futuras. Para nós, residentes, a certeza de que a docência significa também enfrentamentos diante das limitações e desafios que se fazem presentes no contexto da escola. |