Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11689

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Gabriella Elisa Magalhães e Silva
Orientador JAIRO ANTONIO DA PAIXAO
Outros membros Ana Carolina da Silva, Luana Soares Carlos, Rebert Dias da Cunha
Título Relato de experiência Residência Pedagógica Educação Física Viçosa núcleo Ensino Fundamental I e II
Resumo O presente relato apresenta aspectos decorrentes da fase de imersão na escola pelos residentes do Programa Residência Pedagógica UFV - Educação Física, Campus Viçosa no Ensino Fundamental I e II, no período de 18 de fevereiro a 20 de maio de 2019. Baseando-se numa perspectiva crítica de ensino, no trato das diversas práticas corporais na escola, cabe à Educação Física levar em consideração seus conceitos, sentidos e significados a serem problematizados nas aulas instigando a autonomia e a reflexão crítica dos alunos. O objetivo do trabalho de intervenção foi proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos, a partir de discussões, reflexões, valores e dinâmicas, a fim de incentivar, nos alunos, um olhar crítico com vistas à uma prática esportiva consciente e renovadora. No decurso do período de intervenções destacaram-se aspectos acerca da implementação da proposta de se trabalhar com conteúdos pouco tratados na Educação Física escolar, como é o caso da ginástica e as lutas, conforme previsto no planejamento do Projeto, ainda que, cientes das dificuldades em relação à falta de materiais e espaço apropriados na escola. A proposta consistia na execução de atividades que empregassem o mínimo de implementos possíveis, mas que possibilitassem o máximo de vivências e assimilação por parte dos alunos atendidos pelo Projeto. Embora tenhamos encontrado determinadas limitações em função, principalmente, da falta de espaço que fosse apropriado para a realização das aulas práticas dos referidos conteúdos, nos vimos diante a um desafio e com ele a necessidade de discussão e reflexão acerca de estabelecer estratégias adaptações para que fosse possível implementar a unidade didática que contemplava os conteúdos ginástica e lutas. Essa iniciativa, adotada pelos residentes e preceptor resultou um trabalho que propiciou à grande maioria dos alunos atendidos vivenciar pela primeira vez o conteúdo lutas nas modalidades de esgrima, sumô, capoeira e judô, tendo em vista os respectivos elementos históricos, as características e peculiares, bem como as vivências práticas. Já no conteúdo ginástica foram abordados os elementos históricos, equilíbrio, salto, giro e rotação e movimentos que envolviam acrobacia. Mesmo com as limitações mencionadas anteriormente, foi possível observar o interesse e a curiosidade dos alunos, atentos aqueles movimentos corporais e informações que até então lhes eram desconhecidos. Certamente, o contato desses alunos com tais conteúdos ampliou-lhes o repertório motor e cultural para inúmeras possibilidades futuras. Para nós, residentes, a certeza de que a docência significa também enfrentamentos diante das limitações e desafios que se fazem presentes no contexto da escola.
Palavras-chave Residência Pedagógica, Educação física escolar, Ensino Fundamental
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.