Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11687

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Sabrina Tamiris Maciel Magalhaes
Orientador BRENNO SANTOS LEITE
Título Anticoncepcional: a formula da prevenção?
Resumo Para impedir a gravidez, as mulheres já fizeram uso de vários métodos, alguns mais confiáveis outros de caráter duvidosos. A química é uma ciência complexa, para derrubar essa barreira o projeto tem como finalidade o mesclar um assunto socialmente importante que é a prevenção da gravidez na adolescência, através do uso de pílula anticoncepcional, que é amplamente conhecido pelos brasileiros, com estudos inerentes a química.
O projeto foi elaborado na cidade de Pará de Minas por 3 alunos do ensino médio da escola Estadual Avany Vilena Diniz juntamente com a equipe do subprojeto do PIBID Química da UFV-Campus Florestal. Com o objetivo facilitar a aprendizagem da química por meio da temática do uso da pílula anticoncepcional, como ele age biologicamente no corpo da mulher e sua relevância social.
Nesse intuito foi proposto uma revisão da literatura sobre a história do anticoncepcional, sua importância, benefícios e malefícios para o corpo da mulher para entender o contexto em que foi inserida socialmente. Também foi feito estudos sobre o funcionamento do ciclo menstrual, com auxílio de um modelo de útero confeccionado pelos alunos e o mecanismo de ação do anticoncepcional que age inibindo a concepção. Para isso ocorreu a leitura bulas de anticoncepcionais com diversas marcas, foram selecionados artigos, depoimentos de mulheres que foram vítimas dos malefícios do fármaco e reportagens falando da sua importância da pílula para a emancipação feminina pelo controle de natalidade. Posteriormente foi trabalhado os mitos, verdades, curiosidades da pílula. Finalmente, foi feito o estudo da composição química da pílula, abordando a química orgânica, como as funções presentes nos hormônios, nomenclaturas. Para finalizar foi elaborado um questionário para levantamento de dados de como permeia o entendimento do uso de anticoncepcional de via oral da comunidade escolar da escola Estadual Avany Vilena Diniz, para que assim, pudesse ser analisado a importância que o estudo teve para os alunos e que assim ser possível ampliar o projeto para mais alunos.
Com a realização das propostas apresentadas, observou-se a contribuição em aspectos acadêmicos relacionados aos conteúdos de química, biologia e sociologia trabalhados através do retorno final dos alunos. Também foi observado a contribuição da cidadania de acordo com discernimento dos usos de métodos contraceptivos e controle de natalidade. A promoção dos saberes sobre os riscos que o anticoncepcional no corpo da mulher, bem como os benéficos do mesmo. A abordagem da temática em sala de aula também possibilitou a promoção de ensino crítico no que tange a argumentação pessoal e a importância de se aprender ciência, tanto quanto o seu papel na sociedade moderna.
Palavras-chave Anticoncepcionais, Hormônios, Efeitos colaterais.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.