Resumo |
Introdução: este estudo apesenta uma pesquisa realizada durante a disciplina Nut 364, Políticas de Saúde em 2018. Esta disciplina foi responsável por instigar o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes sobre as politicas de saúde e por extensão pelos desdobramentos eleitorais no Brasil de 2018. A corrida presidencial do segundo turno, foi marcada pelas disputas entre os candidatos Bolsonaro (PSL) e Haddad (PT), colocando também em pauta a discussão sobre o que pode influenciar o voto. Objetivos: descrever, por meio de um Relato de Experiência, o que pode ter influenciado os eleitores a decidirem em quem votar. Metodologia: dentre os Métodos Ativos realizados na disciplina, destaca-se o Portfólio Reflexivo, que foi construido coletivamente em um grupo de 6 alunos do curso de Enfermagem. Durante o processo de construção do portfólio, criou-se um questionário composto por sete perguntas de múltipla escolha. Os entrevistados foram contatados via WhatsApp, tendo como critério de inclusão, ter votado para presidente em um dos turnos eleitorais. A amostra final foi composta por 30 participantes, entre 18 e 60 anos, de ambos os sexos, residentes em diferentes cidades do Brasil (Viçosa- MG, Fortaleza-CE, Embu das Artes- SP, Santa Maria de Jetibá-ES, entre outras); e com diferentes profissões (atendente de call center, advogado, estudante, balconista, entre outras). Resultados: os entrevistados deram as seguites justificativas para seus votos: as prospostas dos candidatos; o histórico político; os ideiais e a busca por mudanças. Quanto às propostas dos candidatos: 5 entrevistados revelaram não ter pesquisado; 1 preferiu não comentar e 24 disseram ter pesquisado. Quanto ao fato de terem recebido informações sobre os candidatos: 1 relatou não ter recebido nada e 29 confirmaram o recebimento de informações, sendo que destes, 15 disseram não ter compartilhado tais informações; 3 disseram ter compartilhado sem saber a fonte; 10 disseram ter verificado a fonte antes de compartilhar e 1 preferiu não comentar. Quando perguntados o que sabem sobre Fake News, os entrevistados responderam que: se referem a notícias falsas veiculadas nos meios de comunicação em geral. Quando questionados se as mesmas podem influenciar no voto: 1 entrevistado disse que não, enquanto os 29 restantes responderam positivamente. Conclusões: identificamos que os principais motivos que levaram os eleitores participantes deste estudo a definirem seus votos, foram os interesses pelas políticas públicas e por compartilharem dos ideais e pensamentos dos candidatos escolhidos. Os entrevistados afirmaram ter interesse em conhecer as propostas dos candidatos, utilizando diferentes fontes de informação e a maioria disse ter verificado a veracidade das mesmas. Quanto às Fake News, os entrevistados demonstraram conhecimento sobre o significado do termo e sua capacidade de influência em relação ao voto. |