Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11673

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Laís de Oliveira Moreira
Orientador RONY PETTERSON GOMES DO VALE
Título Marketing pelo método confuso na porta dos fundos do humorismo brasileiro: descrevendo estratégias linguístico-discursivas
Resumo O presente trabalho buscou aprofundar a análise da macroestratégia discursiva do marketing pelo método confuso (doravante, MMC). Com o advento do politicamente correto, muitos humoristas têm recorrido a outros discursos como estratégia, principalmente o publicitário. Sendo assim, selecionamos um corpus de 24 esquetes do canal Porta dos Fundos a fim de identificar e descrever os atos de comunicação potencialmente humorísticos que pudessem demonstrar isso. Buscamos estabelecer uma relação entre as características do discurso humorístico e do discurso publicitário. Em seguida, compomos um quadro com as principais estratégias linguísticas e enunciativas utilizadas pelo que entendemos ser o MMC para, por fim, redefinir, com os dados coletados, as suas características. Para isto, nossa pesquisa se dividiu em três etapas: primeiramente, dedicamos um maior tempo à pesquisa bibliográfica, com o intuito de nos aprofundarmos nas características que marcam o MMC. Depois, nos voltamos para a descrição e a análise semiolinguística do corpus. Por fim, procuramos depreender as principais microestratégias linguísticas e enunciativas que pudessem contribuir para a definição do MMC. Isto posto, chegamos aos seguintes resultados: a maior parte das categorias de humor encontradas são do jogo enunciativo, prevalecendo o sarcasmo. Há recorrência também do jogo semântico, através das incoerências. Entre as técnicas de humor, estabelecidas por Freud, se sobressaiu mais a Réplica direta. Percebemos, também, que o MMC pode ser construído através apenas do jogo imagético. Além disso, tivemos a presença da paródia em alguns casos. Por fim, com base na Teoria Semiolinguística de Charaudeau e nos resultados encontrados, conseguimos destacar uma característica diferenciadora do MMC das demais estratégias publicitárias: a ausência da instância concorrência nos seus atos de comunicação. Essa ausência nos permitiu concluir que nessa estratégia humorística não existe um discurso que favoreça uma marca em detrimento da outra.
Palavras-chave Análise do Discurso, Humor, Estratégia discursiva
Forma de apresentação..... Oral
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