Resumo |
Descrição do tema: no âmbito do ensino universitário, os Métodos Ativos propõem a construção do conhecimento de forma dinâmica, longitudinal e colaborativa. Destaca-se o Portfólio Reflexivo, que contempla a dimensão crítica e reflexiva (metacognição), capacitando os estudantes para a análise crítica e integradora da realidade e para a dinamicidade do mundo atual. Público alvo: estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina, matriculados na disciplina NUT 364 - Políticas de Saúde da UFV. Justificativa: com o novo paradigma de ensino e aprendizagem proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, a educação tradicional deve ser modificada para modelos baseados na participação ativa e no pensamento crítico e reflexivo dos discentes, que requer dos docentes, discentes e gestão universitária. Objetivos e Métodos: relatar a experiência inovadora do processo de construção coletiva do Portfólio Reflexivo, como Método Ativo de ensino, aprendizagem e avaliação de seis discentes do curso de Enfermagem da UFV que protagonizaram a construção de um Portfólio Reflexivo intitulado “UniverSUS”. Para sua construção, pesquisamos em diferentes fontes (imprensa, informes de saúde, artigos científicos, documentos de organismos nacionais e internacionais etc), selecionamos e discutimos materiais de forma crítica e reflexiva, à luz da literatura científica e dos conteúdos da disciplina. O portfólio reflexivo continha: as trajetórias pessoais de cada membro do grupo (“Minha trajetória”); suas visões sobre o colega (“Quem sou eu para o grupo”); reportagens e resenhas críticas comentadas, sínteses coletivas, Mapas Conceituais e uma linha do tempo do desenho das políticas de saúde (“Aprendendo com o grupo”); uma pesquisa elaborada pelo grupo para investigar influências das Fake News nas eleições de 2018; charges, poesias e reportagens, confrontando-as com a visão crítica do grupo ao relacionar com os conteúdos estudados (“Curiosidades”); autoanálises (“Quem sou eu após a construção do Portfólio Reflexivo”) e os pontos positivos e negativos da sua construção. A avaliação formativa e longitudinal, o feedback e a auto avaliação deste método se deu em 4 momentos presenciais. Resultados e Conclusões: enfatizamos a consolidação do aprendizado e do pensamento crítico, o incentivo à criatividade, o envolvimento e o despertar de interesse sobre as políticas contemporâneas e uma compreensão ampliada do Sistema Único de Saúde. Dentre os desafios enfrentados, o grupo ressalta a demanda de tempo e energia para a elaboração do Portfólio Reflexivo, os custos financeiros com materiais e impressão e a dificuldade em se alcançar um consenso do grupo. Como pontos fortes, destaca-se que o processo de construção do Portfólio Reflexivo foi uma experiência desafiadora e inovadora que nos colocou como protagonistas na construção do conhecimento. O Portfólio Reflexivo constitui um método efetivo na implementação de Métodos Ativos e permitiu consolidar a metacognição. |