Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11672

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marcella Siqueira de Souza
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Clayver Viktor Moreira de Azevedo, Emily de Souza Ferreira, Joao Vitor Batista de Castro, Mirele Herculina Pires
Título A construção coletiva do Portfólio Reflexivo UniverSUS: o olhar dos estudantes como protagonistas do processo de ensino, aprendizagem e avaliação
Resumo Descrição do tema: no âmbito do ensino universitário, os Métodos Ativos propõem a construção do conhecimento de forma dinâmica, longitudinal e colaborativa. Destaca-se o Portfólio Reflexivo, que contempla a dimensão crítica e reflexiva (metacognição), capacitando os estudantes para a análise crítica e integradora da realidade e para a dinamicidade do mundo atual. Público alvo: estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina, matriculados na disciplina NUT 364 - Políticas de Saúde da UFV. Justificativa: com o novo paradigma de ensino e aprendizagem proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, a educação tradicional deve ser modificada para modelos baseados na participação ativa e no pensamento crítico e reflexivo dos discentes, que requer dos docentes, discentes e gestão universitária. Objetivos e Métodos: relatar a experiência inovadora do processo de construção coletiva do Portfólio Reflexivo, como Método Ativo de ensino, aprendizagem e avaliação de seis discentes do curso de Enfermagem da UFV que protagonizaram a construção de um Portfólio Reflexivo intitulado “UniverSUS”. Para sua construção, pesquisamos em diferentes fontes (imprensa, informes de saúde, artigos científicos, documentos de organismos nacionais e internacionais etc), selecionamos e discutimos materiais de forma crítica e reflexiva, à luz da literatura científica e dos conteúdos da disciplina. O portfólio reflexivo continha: as trajetórias pessoais de cada membro do grupo (“Minha trajetória”); suas visões sobre o colega (“Quem sou eu para o grupo”); reportagens e resenhas críticas comentadas, sínteses coletivas, Mapas Conceituais e uma linha do tempo do desenho das políticas de saúde (“Aprendendo com o grupo”); uma pesquisa elaborada pelo grupo para investigar influências das Fake News nas eleições de 2018; charges, poesias e reportagens, confrontando-as com a visão crítica do grupo ao relacionar com os conteúdos estudados (“Curiosidades”); autoanálises (“Quem sou eu após a construção do Portfólio Reflexivo”) e os pontos positivos e negativos da sua construção. A avaliação formativa e longitudinal, o feedback e a auto avaliação deste método se deu em 4 momentos presenciais. Resultados e Conclusões: enfatizamos a consolidação do aprendizado e do pensamento crítico, o incentivo à criatividade, o envolvimento e o despertar de interesse sobre as políticas contemporâneas e uma compreensão ampliada do Sistema Único de Saúde. Dentre os desafios enfrentados, o grupo ressalta a demanda de tempo e energia para a elaboração do Portfólio Reflexivo, os custos financeiros com materiais e impressão e a dificuldade em se alcançar um consenso do grupo. Como pontos fortes, destaca-se que o processo de construção do Portfólio Reflexivo foi uma experiência desafiadora e inovadora que nos colocou como protagonistas na construção do conhecimento. O Portfólio Reflexivo constitui um método efetivo na implementação de Métodos Ativos e permitiu consolidar a metacognição.
Palavras-chave Metodologias ativas, portfólio reflexivo, processo de ensino-aprendizagem.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.