Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11663

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Educação
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Raphael Cascelli Farinasso
Orientador TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA
Outros membros Pedro Henrique da Silva Queiroz
Título Programa Capoeira Alternativa: Difundindo e re-significando a capoeira como prática de integração social e valorização cultura
Resumo A Capoeira constitui-se como uma manifestação rica em valores sociais. Podem-se citar algumas de suas contribuições como a melhoria das relações inter e intrapessoais, os benefícios à saúde gerados pela prática de atividade física, entre outros, capazes de propiciar aprendizados fundamentais no processo de construção e consolidação da identidade cultural Brasileira. Deste modo, o ensino e aprendizado da Capoeira, bem como a sua prática, corrobora para a integração social. Ressalta-se que, por meio de ações que ultrapassam as pilastras da UFV e atingem a comunidade, os acadêmicos têm oportunidade ímpar de experienciar uma outra realidade – o que os enriquece significativamente nos âmbitos pessoal, social, cultural e, obviamente, profissional. Assim, a Capoeira apresenta-se como um veículo capaz de dialogar com o saber acadêmico e o popular, transformando o primeiro em um bem público, a que todos podem ter acesso, uma vez que fomenta a troca de saberes entre comunidade, transformando assim, conhecimento em sabedoria (PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2001).
Esse diálogo é proporcionado através de metodologias participativas onde através de vivencias da cultura popular os integrantes do Grupo buscam, em conjunto com os Mestres detentores do saber da Capoeira, fazer uma (re) leitura da sua prática na contemporaneidade, aprimorando as metodologias de ensino, pensando em estratégias de inserção social e valorização da mesma, que hoje é reconhecida como importante instrumento pedagógico em diversas áreas do conhecimento.
Nesta perspectiva de trabalho, nosso propósito é, por meio da troca de saberes, estimular ações voltadas para a integração social, contribuindo para a redução das diferenças sociais, sobretudo aquelas decorrentes da falta de acesso ao conhecimento sistematizado, bem como a formação de cidadãos mais sensíveis aos problemas sociais que os circundam, proporcionando um espaço de troca de saberes no contexto da Capoeira, por meio do contato com mestres e capoeiristas, o conhecimento das raízes e fundamentos dessa prática, re-significando-os na contemporaneidade, incentivando a prática da Capoeira, como prática esportiva e cultural, estabelecendo relações entre os ensinamentos da Capoeira e os saberes acadêmicos. Com efeito, as atividades realizadas pelo Programa promovem o acesso do público atendido às diversas áreas do conhecimento, conferindo à realidade local um retorno evidente e concreto de ações pautadas, sobretudo, na igualdade de direitos, na solidariedade dos laços sociais, na equidade social e justiça, sem perder de vista a dignidade da pessoa humana. Por outro lado, a vivência com a comunidade tem o condão de propiciar aos acadêmicos a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de possibilitar a apreensão de elementos culturais diferentes dos seus, que contribuem para uma visão holística e mais humana do nosso País.
Palavras-chave Capoeira, Alternativa, Integração Social
Forma de apresentação..... Oral
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