Resumo |
A pesquisa tem como objetivo geral realizar um mapeamento junto aos estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa, e a relação desses sujeitos com possíveis experiências relacionadas ao assédio moral e sexual no espaço acadêmico, analisando seus desdobramentos para a vida pessoal e acadêmica dos mesmos. Os objetivos específicos são: mapear as experiências de acadêmicos/as de diferentes cursos com relação aos tipos de assédios mais cometidos no meio universitário; compreender as prováveis consequências do assédio na vida acadêmica e pessoal dos sujeitos; e à luz dos resultados da pesquisa, propor ações de ensino e extensão que abordem a temática do assédio no espaço acadêmico, tendo em vista a responsabilidade social com os sujeitos da pesquisa. A hipótese principal é que o assédio moral e sexual traz efeitos diversos para a vida acadêmica e pessoal das vítimas. Assim, aborda-se um tema de notável relevância no tempo presente, por se tratar de um problema que não afeta somente a vida acadêmica, mas também a pessoal, acarretando, em muitos casos, sérios danos à saúde psíquica e física dos sujeitos, vitimas do assédio. O estudo do Assédio Moral e Sexual foi realizado primeiramente, por meio de uma análise bibliográfica, partindo-se da conceituação e diferenciação do Assédio Moral e Sexual e posteriormente foi realizado um levantamento de outros trabalhos na área que trouxessem dados sobre o adoecimento dos estudantes depois de sofrerem algum tipo de violência no ambiente acadêmico. A investigação, de caráter qualitativo, irá se valer de informações quantitativas e qualitativas. A coleta de dados compreende o período de junho a julho de 2019 e está sendo realizada por meio de um questionário online, já disponível e amplamente divulgado nas redes sociais, elaborado com o recurso do Google formulários, aplicado aos estudantes da Graduação e Pós-Graduação, da UFV, que se dispuserem a participar da pesquisa, cujo intuito é mapear suas experiências no que diz respeito à temática e de propor ações de ensino e extensão sobre o tema, tendo em vista a responsabilidade social com os sujeitos. |