ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Ciências Exatas e da Terra |
Setor |
Departamento de Química |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Luely Neves Quintao |
Orientador |
EMILIO BORGES |
Outros membros |
Artur Ramos Duarte, MARCELO RIBEIRO LEITE DE OLIVEIRA, MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER, VANIA MARIA TEIXEIRA CARNEIRO |
Título |
A Química e o aquecimento global: Proposta de uma oficina temática para jovens. |
Resumo |
O presente projeto trata da criação de uma oficina temática intitulada A Química e o aquecimento global: Proposta de uma oficina temática para jovens nas dependências do Prédio das Licenciaturas, vinculado ao Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa. O principal objetivo dessa oficina é a contextualização de temas discutidos nas salas de aula do ensino fundamental (9º ano) e médio de escolas de Viçosa e região, com a recorrente, polêmica e atual questão ambiental, em especial o aquecimento global. A instalação dessa oficina aborda, tendo a Ciência, em especial a Química, como pano de fundo, a conexão de conhecimentos científicos com fatos reais que atingem indistintamente todas as sociedades do planeta. Essa é uma questão universal e urgente e não seria exagero afirmar que o debate sobre o tema no Brasil ainda é inexpressivo, sobretudo no contexto educacional e no âmbito acadêmico. Tudo isso em um momento em que importantes ações e controversos posicionamentos de líderes mundiais em relação a questões ambientais têm sido vivenciadas. Nesse ínterim pretende-se exibir ao público da oficina aqui proposta, utilizando recursos multimídia que estão em etapa final de construção nesse momento, os riscos do problema ambiental atmosférico relacionado ao aquecimento global e aspectos Químicos a ele inerentes. A conexão entre o aquecimento global e as mudanças climáticas será explorada com base nos dados concretos que estão disponíveis na mídia e na literatura especializada. Discussões críticas com o público, serão conduzidas pela bolsista executora do projeto; tais discussões estarão focadas na Química e na desafiadora procura por medidas de ordem global bem como atitudes de caráter pessoal, onde questões como “o que cada um de nós pode fazer individualmente para tentar diminuir os efeitos da poluição atmosférica?” serão debatidas e racionalizadas. Os principais temas do material multimídia que está em fase final de construção são: a) A química da camada de ozônio b) A importância dessa camada para os seres humanos. c) A importância da mesma para os fitoplânctons. d)A consequência da redução dos fitoplânctons para o meio ambiente. e) O CO2 como causador do efeito estufa. f) Consequências do aquecimento global. g) Há relação do aquecimento global com a crise hídrica? h) O que tem sido feito? i) O que nós podemos fazer? O acompanhamento e avaliação do projeto consiste em: a) Documentar o número de participantes bem como a procedência dos estudantes para se ter uma visualização de seu alcance do projeto. b) Documentar a experiência em todas as suas etapas para efeito de refinamento dos procedimentos. c) Divulgar os procedimentos, acertos e erros do projeto em congressos apropriados, a começar pelo SIA de outubro. |
Palavras-chave |
Aquecimento Global, Ozônio, Estudantes |
Forma de apresentação..... |
Oral |